Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

PLANTÃO / BANCO DA AMAZÔNIA

Imprimir Notícia

Basa e entidades sindicais debatem sobre ponto eletrônico

07/07/2015 às 11:03
AEBA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

Ontem (06), foi realizada a primeira mesa de negociação do calendário estabelecido entre o Banco e as entidades, a pauta foi ponto eletrônico. Na ocasião, estavam presentes os representantes da Contec e do SEEB MA, Silvio Kanner, Raimundo Costa e Gilson Afonso. O Basa apresentou a nova Comissão de Negociação formada pelos seguintes integrantes: Francisco de Oliveira Moura (Coordenador), Bruna Paraense (Gerente da GEPES), Oduval Lobato (Gerente da GEPROG) e Ana Paula Bulhões (Gerente da GECOR).
 
Os representantes da empresa informaram que tem recebido diversas notificações dos órgãos de fiscalização, como o Ministério do Trabalho e Ministério Publico do Trabalho, referentes ao controle de jornada e que estão interessados em solucionar esse problema e para isso, querem iniciar um processo de negociação em torno do ponto eletrônico visando à aprovação nas assembléias e a homologação pelas entidades sindicais, bem como a adequação do sistema alternativo de ponto do Banco à Portaria 1.510 de 2009 do Ministério do Trabalho.
 
Os representantes dos empregados informaram que, preliminarmente para que isso ocorra será necessário promover algumas mudanças no sistema atual, principalmente no que se refere à garantia do registro das horas extras, ao retorno do bloqueio de acesso ao sistema após o fim da jornada e a parametrização no ponto eletrônico dos dez minutos previstos na NR 17 para os empregados em efetivo exercício de Caixa.
 
Durante a reunião, os representantes dos empregados solicitaram ao Banco que apresentasse a documentação referente ao ponto eletrônico, manuais, normas, procedimentos etc. De posse dessa documentação, as entidades se comprometem em elaborar um parecer com sugestões de adequações para posterior apresentação em assembléia geral nos diversos estados.
 
Outros Temas
 
Ainda na referida reunião, as entidades solicitaram do Banco a discussão dos seguintes temas:

- Centrais de Análise – As entidades solicitaram à empresa que esclarecesse se há realmente projetos de criação de centrais de análise, bem como seus contornos e prazos de implantação.

- Avaliação de Desempenho – Solicitamos ainda pautar o tema da avaliação de desempenho em virtude dos inúmeros problemas que os empregados estão enfrentando.

Confira o calendário das próximas negociações:

    15 de julho: Horas Extras / Banco de Horas.
    22 de julho: Plano de Saúde.
    12 de agosto: Segurança do Trabalho.

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!