Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

EM FOCO / CAIXA ECONÔMICA

Imprimir Notícia

Caixa: milhões para o futebol, nada para os bancários

Banco, que já patrocina 12 times de futebol, fechou contratos milionários com mais dois grandes times.

19/08/2016 às 09:05
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

A instituição financeira, que já patrocina 12 times de futebol, fechou contratos milionários com mais dois grandes times. Porém, se recusou a atender as reivindicações dos trabalhadores na rodada de negociação específica.

A Caixa firmou mais dois contratos milionários com times de futebol. Para o Esporte Clube Bahia, ela vai destinar um patrocínio de R$ 2 milhões. Para o Goiás Esporte Clube, o valor destinado será de R$ 1,5 milhão. Enquanto a instituição financeira gasta milhões patrocinando times de futebol, aos trabalhadores e trabalhadoras, que são os responsáveis por gerar os altos lucros da empresa, o banco se nega a atender as reivindicações da Campanha Salarial, conforme ficou claro na primeira rodada específica de negociação ocorrida no dia 17 de agosto.

A Caixa já patrocina outros times de futebol, entre eles, Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Clube de Regatas Brasil, Cruzeiro, Figueirense, Flamengo, Sport, Vasco e Vitória.

Segundo o superintendente nacional de Promoções e Eventos da Caixa, Gerson Bordignon, o apoio ao futebol e outras modalidades esportivas aumenta a visibilidade da marca do banco.

Ao associar sua marca às práticas esportivas, a Caixa quer também ser associada a questões como saúde, vigor, entre outras relacionadas ao esporte. Isso serve para mascarar sua política institucional na gestão de recursos humanos, que é de deterioração das condições de trabalho, fazendo com que os trabalhadores e trabalhadoras adoeçam cada vez mais.

O patrocínio a times de futebol também se contrapõe ao papel social da Caixa. Esses times são empresas privadas. Não cabe ao banco fechar contratos de patrocínio com eles, e sim, incentivar, por exemplo, o esporte amador.

A precarização das condições de trabalho está presente, entre outros fatores, na falta de contratação de mais empregados, uma vez que a demanda nas agências é muito grande, mas a quantidade de bancários e bancárias para suprir é pequena. Esse, inclusive, foi um dos assuntos discutidos na primeira rodada de negociação específica. Nela, a Caixa deixou claro que não haverá novas contratações, a não ser as determinadas pela Justiça.

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!