A Caixa Econômica Federal (CEF) foi o banco que mais recebeu reclamações de clientes consideradas procedentes pelo Banco Central nos meses de julho e agosto, divulgou o órgão nesta quinta-feira (15). O ranking compara as queixas dirigidas a instituições financeiras com mais de quatro milhões de clientes.
O levantamento considerou procedentes 1363 queixas contra o banco no último bimestre, a maior parte delas relacionadas à "irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços".
A Caixa tem mais de 81 milhões de clientes e alcançou índice de reclamações de 16,69. Para obter o índice, o BC divide o número de reclamações pelo de clientes do banco, multiplicando por 1 milhão. O órgão criou a fórmula para equilibrar as queixas em relação ao tamanho da instituição financeira.
Em segundo na lista, aparece o Santander, com 578 queixas e um índice de reclamações de 15,86. O banco possui mais de 36 milhões de clientes. Em terceiro, o Bradesco recebeu 1464 queixas e alcançou um índice de 15,75. Itaú e Banco do Brasil aparecem em quarto e quinto lugar, respectivamente.
No primeiro semestre, o BMG foi o campeão de reclamações de consumidores ao Banco Central no primeiro semestre deste ano, apontou ranking divulgado nesta sexta-feira (22) pela autoridade monetária. A lista considera instituições financeiras de grande porte, com mais de 2 milhões de clientes.
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