Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

PLANTÃO / BANCO DO BRASIL

Imprimir Notícia

Black Friday do BB: bancários do MA protestam contra reestruturação

Bancários protestaram contra o fechamento de agências e o corte de postos de trabalho.

25/11/2016 às 11:26
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Nesta sexta-feira (25/11), os funcionários do Banco do Brasil, no Maranhão, aderiram em peso ao Black Friday do BB, apelido dado pela categoria ao Dia Nacional de Luta contra a Reestruturação do banco, a PEC 55, as privatizações e as reformas trabalhista e previdenciária.

Em diversas agências do Estado, os bancários foram trabalhar vestidos de preto, de luto, em protesto contra a decisão unilateral da direção do BB de fechar agências e cortar milhares de postos de trabalho por meio de um novo programa de incentivo a aposentadoria (PEAI).

Na quarta-feira (23/11), o SEEB-MA fez um chamado para a construção de uma luta nacional contra o desmonte do Banco do Brasil e a categoria respondeu mostrando toda a sua indignação contra essa medida, que trará prejuízos sem precedentes para os bancários e para a sociedade.

Anunciada no domingo (20/11), a reestruturação do BB pretende fechar 402 agências no país, transformar outras 379 em postos de atendimento (PAB) e desligar mais de 18 mil bancários por meio do PEAI. No Maranhão, cinco agências serão fechadas e 8 serão convertidas em PABs.

O resultado desse fechamento de agências e da redução brutal do quadro de funcionários será a precarização – ainda maior – do atendimento ao público e a piora das condições – já péssimas – de trabalho, piorando a questão das filas e, sobretudo, o índice de adoecimento dos bancários.

A reestruturação demonstra, ainda, o interesse do banco em fazer seus funcionários pagarem pela crise econômica. A queda do lucro do BB não se deve ao aumento das despesas administrativas. Mas, sim, ao calote dado no banco por grandes empresas, como OI e a OAS.

Ante o exposto, o SEEB-MA reforça o chamado aos grandes sindicatos dirigidos pela CUT e pela Intersindical, a juntarem-se à luta e intensificarem a agenda nacional de combate aos ataques do Governo Temer contra os trabalhadores, rumo à deflagração de uma greve geral no país.

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!