EM FOCO / BANCO DO BRASIL

Imprimir Notícia

Plano de reestruturação aumenta sobrecarga de trabalho

05/01/2017 às 10:11
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

Bancários, clientes e usuários dos serviços do Banco do Brasil têm motivos para se preocupar, após o anúncio do plano de reestruturação feito pelo banco em novembro, que prevê o fechamento de centenas de agências em todo o país e redução no quadro de pessoal, através do PEAI (Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada). 

O PEAI já conseguiu o desligamento de 9.409 funcionários em todo o país, no final de 2016. Nas agências, que registram déficit de empregados, os bancários estão sofrendo com a sobrecarga de trabalho, que contribui para o aparecimento de doenças ocupacionais como LER/Dort.

Os clientes e usuários também são obrigados a enfrentar uma longa espera por  atendimento.
Além do incentivo à aposentadoria, o BB também digitalizar o atendimento, com a abertura de  255 escritórios virtuais até o fim de 2017 e o fechamento de 402 agências, medida que irá precarizar sobretudo o atendimento aos clientes de baixa renda, que não possuem acesso à internet. 

No Maranhão, duas agências já tiveram as atividades encerradas: Anjo da Guarda, e Materno Infantil. As agências da Praça Deodoro, Praça da Cultura e Parque das Nações serão fechadas e outras 8 serão transformadas em postos de atendimento - PABs (Itinga, Matões, Lima Campos, Olho d’Água das Cunhãs, Parnarama, Anil e Alemanha).

O investimento em agências virtuais é uma forma de enfraquecer o banco público e torná-lo ainda mais próximo dos privados, extinguindo o papel social da instituição. O SEEB-MA convoca os bancários para intensificar as mobilizações contra estas medidas maléficas, que visam abrir caminho para privatizar instituições públicas. 

Deixe sua opinião sobre essa matéria:

Limite de caracteres (0 / 250)
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
E-mail: comunicacao@bancariosma.org.br
Telefones: (98) 3311-3500 / 3311-3522
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Mobilização, Unidade e Luta.