Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / CAIXA ECONÔMICA

Imprimir Notícia

SEEB-MA vai à SRTE contra trabalho aos sábados na Caixa

Medida ilegal é um atentado ao direito à jornada de 30h semanais dos bancários.

16/02/2017 às 19:01
Leandro Santos - Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

O Sindicato dos Bancários, representado pelo seu presidente, Eloy Natan, e pelo diretor administrativo, Enock Bezerra, estiveram reunidos hoje (16/02) com a Superintendente da SRTE-MA, Dra. Léa Cristina, e a chefe do Núcleo de Fiscalização do MTE, Rebecca Cossetti, para tratar da ilegalidade que é a abertura das agências da Caixa aos sábados.

A jornada de trabalho dos bancários é de 30h semanais e de 6h contínuas nos dias úteis, com exceção dos sábados, conforme o art. 224, da CLT. Mesmo assim, a Caixa, sem respeito algum com os seus empregados, afronta o direito dos trabalhadores com tal proposta.

A Caixa alega que a medida é justificada pelo fato de que é preciso informar os trabalhadores sobre os saques das contas inativas do FGTS a partir do sábado, 18 de fevereiro, o que é totalmente questionável, já que o pagamento das contas inativas só começa a partir de 10 de março.

O Sindicato não foi notificado pela Caixa a respeito da abertura das agências aos sábados, considerando, assim, a medida ilegal e um atentado ao direito à jornada de 30h semanais dos bancários, mesmo que, em caráter excepcional, seja permitido o trabalho em dia de repouso.

O SEEB-MA protocolou junto à SRTE-MA (Superintendência Regional do Trabalho – Maranhão) um ofício solicitando a Superintendência que notifique a Caixa a não realizar a abertura das suas agências aos sábados e nem convoque seus empregados ao trabalho. O MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) informou que a decisão será remetida para instância superior por se tratar de uma medida nacional.

Confira aqui o ofício protocolado pelo SEEB-MA junto à SRTE

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!