Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

PLANTÃO / AÇAILÂNDIA

Imprimir Notícia

Concessão sem Discussão - Açailândia diz não ao aumento abusivo da iluminação pública.

17/07/2017 às 10:44
A+
A-

Entidades sociais, sindicais, religiosas, não governamentais, empresariais e OAB Subseção de Açailândia, se reúnem para combater a abusividade do Preço da Iluminação Pública.

Aconteceu na última sexta feira, dia 14, na sede da associação comercial e industrial de Açailândia, reunião entre a sociedade civil organizada, nas diversas formas de representação, para a discussão do reajuste abusivo da Iluminação Pública na Cidade de Açailândia.

Na concepção de todos, o reajuste abusivo não possui base social pelo qual é completamente desconectado dos indicadores econômicos, impondo reajustes que variam de 100% até mais de 1000%.

O entendimento que existe é de que a imposição de um contrato de mais de 303 milhões de reais deveria ser no mínimo objeto de uma discussão ampla com a sociedade, que não foi consultada.

Outra preocupação que foi colocada, é que o reajuste abusivo compromete ainda mais a renda da classe trabalhadora que já está penalizada com o arrocho provocado pelos desdobramentos da conjuntura nacional; compromete mais ainda a economia do município, visto que a medida adotada onera por demais o comércio e as indústrias, que seguem fragilizados pela economia quase falida do município, podendo ter como consequência a redução de postos de trabalho para manutenção do equilíbrio empresarial.

Tratar de um serviço público, de uma concessão pública, sem uma discussão social, reflete a baixa compreensão social e econômica do poder público municipal, que preferiu ignorar o diálogo.

Não se pode impor um reajuste dessa magnitude sem perguntar aos principais interessados se existe concordância.

Açailândia já contabiliza mais de 6.000 desempregados, pais e mães de famílias, que a duras penas, estão tentando manter a condição mínima de sobrevivência, onde pagar uma conta de luz em dia, virou privilégio de poucos.

As entidades já estão atuando em várias linhas de frente, inclusive a jurídica, para desfazer esse absurdo imposto pelo poder público. Foi criada uma campanha contra a arbitrariedade do gestor municipal, “Concessão sem Discussão - Açailândia diz não ao aumento abusivo da iluminação pública”, cujo objetivo é sensibilizar a quem de direito para que haja uma revogação da concessão e do reajuste abusivo do preço da iluminação pública.

Açailândia-MA, 14 de julho de 2017.

Rede de Cidadania Açailândia 

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!