DESTAQUE / ITAÚ

Imprimir Notícia

Itaú: máquina de moer gente

De 2016 até hoje, 25% dos empregados do Itaú, no Maranhão, foram afastados por motivos de saúde.

04/09/2017 às 09:44
SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

Dados do próprio INSS confirmam o que o SEEB-MA vem denunciando há tempos: o Itaú Unibanco, maior banco privado do país, vem assediando e adoecendo seus funcionários de forma assustadora, como uma verdadeira máquina de moer gente.

Os números assustam. De 2016 até agora, 40 empregados tiveram benefícios de auxílio-doença (previdenciário ou por acidente de trabalho) concedidos pelo INSS, no Maranhão.

Isso representa 25% do quadro de funcionários do Itaú, no Estado. Vale ressaltar, porém, que o número de adoecidos pode ser maior, pois muitos bancários, mesmo doentes, preferem não se afastar com medo de serem demitidos.

O SEEB-MA teve acesso, ainda, às principais causas de afastamento, que são: reação aguda ao estresse, transtornos de ansiedade e depressivos, fobias, além de doenças relacionadas às articulações.

A causa dessas doenças - às vezes reconhecida pelo órgão previdenciário - é o ambiente de trabalho estressante com cobranças por metas excessivas e ritmo de trabalho intenso.

Para a diretora do SEEB-MA e bancária do Itaú, Edna Vasconcelos, esses dados ajudarão o Sindicato a identificar e combater problemas de assédio moral e de condições de trabalho nas agências com maior número de afastamentos.
“Causa indignação ver um banco que propagandeia respeito, massacrar seus empregados dessa forma. Indigna, ainda mais, ver a conta desse massacre ser paga pelos contribuintes do INSS enquanto o banco lucra bilhões por ano e tem dívidas perdoadas pelo Governo” – afirmou a diretora do SEEB-MA e bancária do Itaú, Gerlane Pimenta.
 

Deixe sua opinião sobre essa matéria:

Limite de caracteres (0 / 250)
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
E-mail: comunicacao@bancariosma.org.br
Telefones: (98) 3311-3500 / 3311-3522
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Mobilização, Unidade e Luta.