Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

PLANTÃO / AFBNB

Imprimir Notícia

AFBNB ratifica luta em defesa dos bancos públicos

14/09/2017 às 11:43
A+
A-

Em maio de 2017, durante a divulgação do 23º Congresso dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil, a AFBNB publicou uma mensagem defendendo a necessidade da mobilização contra o processo de desmonte dos bancos e demais órgãos públicos levados a efeito pelo governo Temer.

Já em junho, durante a realização do evento, a AFBNB divulgou um documento em formato de cartilha, direcionado aos participantes do encontro, no qual reiterou tal entendimento, dentre outros elementos constantes, com a agregação da necessidade da luta geral.

O assunto foi debatido enfaticamente pelos trabalhadores do BNB, na 52ª Reunião do Conselho de Representantes da AFBNB, ocorrida em Brasília no mês de agosto. Na oportunidade, o direcionamento já apontado pela Associação mais uma vez foi reforçado, por meio de resoluções, as quais orientam como ação da Entidade, entre elas:

- “Pautar e buscar a interlocução com as entidades sindicais na perspectiva de que as questões específicas dos funcionários do Banco sejam pautadas por ocasião do processo de negociação na Campanha Salarial 2017, independente da vigência do acordo por dois anos, a exemplo da revisão do Plano de Cargos e Remuneração (PCR), isonomia de tratamento, dignidade previdenciária e de saúde, contratação de concursados, dentre outros aspectos pendentes”.

- “Intensificar a ação institucional em Brasília e em demais unidades da federação, sobretudo junto às casas legislativas, no sentido de fazer contraponto a medidas que representem ameaças/ataques ao BNB, bem como reforçar o engajamento na luta maior contra o desmonte dos órgãos públicos em curso no país, por meio da parceria com outas entidades e inserção no diversos fóruns constituídos nesta perspectiva”.

- “Manifestar entendimento contrário ao modelo de agência que está sendo apresentado (reestruturação) tomando como iniciativa a interlocução com o Banco, em parceria com as demais entidades, no sentido de que seja rediscutido, sobretudo com transparência, sem atropelos, sem prejuízo aos funcionários, e que seja considerada a missão desenvolvimentista do BNB”.

- "Manter a linha de ação contrária a qualquer política/ medida/ decisão que tragam na sua essência a fragilização do BNB e seus instrumentos de crédito, como é o caso da Medida Provisória que objetiva retirar recursos do FNE".

Por fim, a AFBNB ressalta a importância da unificação e mobilização das entidades de representação, principalmente da categoria bancária, diante da conjuntura adversa à classe.
 

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!