Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / SAÚDE

Imprimir Notícia

Setembro Amarelo, uma campanha necessária!

Suicídio: um problema de saúde pública que ainda é tratado como tabu.

10/09/2018 às 08:56
Joyce Nunes- Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

O Centro de Valorização à Vida (CVV) realiza desde 2014 a campanha do Setembro Amarelo, já que o dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial Contra o Suicídio. Na campanha são realizadas ações em locais públicos e privados, por meio de palestras, debates, atendimento médico e psicológico e a identificação desses locais com a cor amarela.

O CVV afirma que é muito importante conversar sobre esse assunto, já que 90% dos casos poderiam ser evitados se as ideias suicidas fossem identificadas precocemente.

A importância do Setembro Amarelo para o setor bancário

O SEEB-MA já aderiu à Campanha “Setembro Amarelo”, alertando a categoria bancária sobre a realidade do suicídio e suas formas de prevenção. Com as reformas impostas por esse Governo corrupto, os bancários cada vez mais se sentem ameaçados e pressionados em seu ambiente laboral.

Segundo uma pesquisa realizada pela UnB, esse tipo de situação contribui para o desencadeamento de problemas psicológicos como depressão e síndrome do pânico, que levam a pessoa a perder a vontade de viver.

Atenção

Para evitar que tais fatalidades ocorram, é necessária atenção aos que estão ao nosso redor. Para isso, é interessante saber identificar os sinais apresentados nesses casos. Os principais sintomas são depressão, desesperança, desamparo, desespero e isolamento. Ao perceber esse tipo de comportamento, é importante seguir as seguintes dicas:

-Psicoterapia;
-Consultar um nutrólogo;
- Apoio familiar;
- Suporte espiritual;
- Não se isolar;
- Evitar filmes, programas e noticiários negativos.


Vamos lutar por uma causa que é de todos. Qualquer dúvida ou se estiver precisando de ajuda, ligue 144.
 

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!