DESTAQUE / DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Imprimir Notícia

8 de março: dia internacional da mulher de luta!

O SEEB-MA parabeniza todas as mulheres por suas lutas e conquistas.

08/03/2019 às 12:49
Joyce Nunes- Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

O dia 8 de março é uma data simbólica para as mulheres de todo o mundo. Um dia em que as mulheres são elogiadas, presenteadas e homenageadas pelo papel que cumprem arduamente todos os dias. Mas será mesmo dia de comemoração? O que se tem a comemorar numa sociedade opressora e que ainda é fortemente marcada pelo machismo, patriarcado e pela violência contra a mulher?

O ano de 2018 foi marcado pela morte da vereadora Marielle Franco, seis dias após o dia internacional da mulher: negra, mãe e moradora da favela da Maré, Marielle Franco foi morta em um atentado. Treze tiros atingiram o veículo onde ela estava acompanhada do motorista, que também foi atingido e morto.

Marielle virou símbolo de luta e resistência. Mas você já imaginou quantas Marielles estão sendo silenciadas agora? Segundo uma pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha, 16 mil casos de violência contra a mulher foram registrados no Brasil somente em 2018. Casos como feminícidio tiveram um aumento de 34% entre 2016 e 2018. Um resultado alarmante!

No mercado de trabalho esse quadro não melhora. A diferença de gênero no trabalho é gritante e quase não diminuiu nos últimos 27 anos. Em 2018, a probabilidade de uma mulher trabalhar foi 26% inferior que a de um homem, uma melhoria de apenas 1,9% com relação a 1991, segundo a OIT. Sem contar nas diferenças discrepantes evidenciadas quando se trata da desigualdade salarial. No Brasil, as mulheres ganham cerca de 30% menos que os homens. Na categoria bancária não é diferente.

E isso só se intensificará com a reforma da previdência, que propõe nivelar o tempo de contribuição de homens e mulheres ignorado o fato de que elas trabalham em média 5 horas a mais que homens, visto que a sociedade machista impõe a elas a atribuição de uma jornada dupla: no trabalho e em casa.

Mulheres sofrem todos os dias em casa, nas ruas e no ambiente de trabalho, simplesmente por serem quem são. Mas elas não se calam. Elas lutam. E é essa luta que devemos comemorar. Diante do cenário em que vimemos, mais que do que nunca é dia de ressaltar e exaltar a voz que existe e resiste. Fazer ecoar as inúmeras de vozes silenciadas todos os dias. A luta da mulher é diária, por ela e pelos seus.

Por isso, o SEEB-MA apoia a luta feminina. Uma luta que não é só no dia 8 de março. Luta pelo fim do assédio e da discriminação dentro e fora do local de trabalho. Luta por igualdade e respeito. Luta pela vida!

Vamos dar um basta na violência! 

Deixe sua opinião sobre essa matéria:

Limite de caracteres (0 / 250)
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
E-mail: comunicacao@bancariosma.org.br
Telefones: (98) 3311-3500 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Sindicato em Ação: a luta continua!