Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

PLANTÃO / GREVE DA EDUCAÇÃO

Imprimir Notícia

SEEB-MA participa da Greve Nacional da Educação

Objetivo foi protestar contra o corte de verbas destinadas ao ensino público anunciado pelo Governo Bolsonaro.

16/05/2019 às 08:57
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

O SEEB-MA aderiu à Greve Nacional da Educação, que ocorreu nessa quarta-feira (15/05), em todo o Brasil. Na ocasião, os bancários participaram de atos públicos e passeatas, no Centro de São Luís e Imperatriz.

O objetivo principal da manifestação foi protestar contra o corte de 30% das verbas destinadas ao ensino público federal anunciado pelo Governo Bolsonaro.

O motivo do corte, segundo o ministro da educação, Abraham Weintraub, é que algumas universidades só servem para fazer “balbúrdia”, ou seja, para fazer críticas ao presidente e a sua trupe. Para o SEEB-MA, essa justificativa é inadmissível e só evidencia a censura ideológica e o caráter antidemocrático do atual Governo.

Na verdade, o desejo de Bolsonaro é sufocar os setores de oposição, como os sindicatos e a educação pública, com o intuito de atacar os direitos dos trabalhadores sem qualquer resistência.

Com o corte das verbas para a educação, por motivos meramente políticos e ideológicos, o Governo evidencia, ainda, a sua falta de compromisso com a pesquisa e o conhecimento científicos, essenciais para o desenvolvimento do país.

Para piorar, o Governo e o Congresso deixam claro que o grande projeto político que eles têm para o Brasil é transformá-lo numa fábrica de mão de obra barata e desqualificada a serviço do empresariado (capital), sem direito à aposentadoria, segurança, emprego digno, saúde e conhecimento.

Por isso, os bancários do Maranhão apoiaram a Greve Nacional da Educação e foram as ruas para lutar contra a perseguição aos professores; contra a destruição do ensino público; contra a suspensão das bolsas de estudo; contra a Reforma da Previdência e contra qualquer retrocesso ou ataque aos direitos dos brasileiros.
 

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!