PLANTÃO / CAIXA ECONÔMICA

Imprimir Notícia

Privatista assumirá presidência da Caixa Econômica

27/05/2016 às 09:11
SEEB SP
A+
A-

Um dos defensores em esquartejar e abrir o capital da Caixa Federal, Gilberto Occhi, é o nome definido entre o Partido Progressista (PP) e o “governo” interino de Michel Temer para ocupar a presidência da estatal. A informação foi confirmada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, em entrevista à Agência Estado na quarta-feira 25.

“Para a Caixa está definido: é o Gilberto Occhi. O pacto que foi feito com o PP será honrado”, declarou Padilha. “(O governo) assumiu compromisso, tem de cumprir”, afirmou à reportagem, comentando que a nomeação já tinha de “ter sido lá atrás” e ressaltando a pressão que está sendo feita pelo PP.

Segundo o ministro, o único motivo de Gilberto Occhi não ter sido nomeado ainda é evitar manter em suspenso apenas a situação do BB. “O ministro Meirelles tem ponderado que quer anunciar (o presidente da Caixa) junto com o Banco do Brasil. O Occhi é certo na Caixa, isso não tem discussão”, disse, lembrando que, apesar da indicação política, o futuro presidente da instituição é empregado da Caixa.

Privatização à vista – O diretor executivo do Sindicato e empregado da Caixa, Dionísio Reis, faz alerta aos bancários: “Essa indicação só reforça o que temos dito nas reuniões com empregados: temos de nos organizar para resistir a todos esses ataques. Se alguém tinha alguma dúvida do que esse governo golpista iria fazer, agora não há mais o que argumentar. Assim, temos de nos unir para intensificar a mobilização para preservar a Caixa 100% pública e lutar em defesa de nossos direitos.”

Occhi substituirá à exonerada Miriam Belchior. Em outra entrevista à Agência Estado, ele esboçou seu plano para a Caixa. O primeiro passo seria esquartejar a abertura de capital do banco nas áreas de seguro, loterias e cartão. Depois a abertura total da empresa para o mercado.

À época, Occhi alegou que a abertura de capital dessas três áreas “seria uma oportunidade grande de ganho” para a Caixa e o Tesouro Nacional. Questionado sobre quando seria realizada a abertura total da instituição respondeu: “Temos que concluir esses estudos para uma decisão apenas parcial. (...) A abertura total do capital da Caixa seria um segundo passo”.

Deixe sua opinião sobre essa matéria:

Limite de caracteres (0 / 250)
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
E-mail: comunicacao@bancariosma.org.br
Telefones: (98) 3311-3500 / 3311-3522
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Mobilização, Unidade e Luta.