DESTAQUE / CAIXA ECONÔMICA

Imprimir Notícia

Novo programa de demissão visa ao desmonte da Caixa

Objetivo do programa é preparar o banco para uma futura privatização no Governo Bolsonaro.

28/11/2018 às 13:03
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

A Caixa Econômica Federal reabriu de segunda (26) a sexta-feira (30/11) o prazo para adesão ao Programa de Desligamento de Empregados (PDE). O objetivo do programa é, claramente, o desmonte do banco público, com a redução do quadro de pessoal, para uma futura privatização no Governo Bolsonaro.

Em razão dos sucessivos planos de demissão, o quadro funcional da Caixa foi reduzido de 101 mil bancários para 84 mil nos últimos anos, resultando no adoecimento do funcionalismo, na sobrecarga de trabalho e no fechamento de 100 agências, muitas delas por falta de empregados.

“Com as agências sem bancários suficientes, a tendência é piorar as condições de trabalho, a superlotação e o atendimento aos clientes. Desse modo, a intenção do Governo é passar uma imagem para a população de que a Caixa é ineficiente, na tentativa de convencer os brasileiros de que a privatização do banco é o melhor caminho” – avaliou o presidente do SEEB-MA, Eloy Natan.

Além do Programa de Desligamento, a Caixa tem sofrido outros ataques do atual e do futuro Governo, como o leilão da Lotex, que foi adiado para fevereiro.

“Somente com mobilização, unidade e luta conseguiremos manter a Caixa 100% Pública, fortalecendo o seu papel social, com mais agências e mais bancários para atender à população. Não vamos admitir que o banco continue lucrando bilhões à custa da retirada de direitos dos trabalhadores e do aumento dos juros e das tarifas cobradas dos clientes” – afirmou. 

Deixe sua opinião sobre essa matéria:

Limite de caracteres (0 / 250)
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
E-mail: comunicacao@bancariosma.org.br
Telefones: (98) 3311-3500 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Sindicato em Ação: a luta continua!