Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

PLANTÃO / AÇAILÂNDIA

Imprimir Notícia

SEEB participa de ato em memória das vítimas de Brumadinho

Participaram do ato estudantes, professores, bancários e trabalhadores de Açailândia-MA.

27/02/2019 às 12:44
Joyce Nunes - Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

O Sindicato dos Bancários do Maranhão, representado pelo delegado sindical Francisco Sousa, participou do ato na cidade de Açailândia em memória das vítimas do acidente com a barragem da Vale, ocorrido há um mês em Brumadinho-MG.

O ato, que também foi realizado em diversas cidades por todo o país, se deu através de música, palavras de ordem, celebração ecumênica e uma caminhada partindo da Praça da Bíblia até a Praça do Mercado, passando pela BR-010, onde foram pintadas mais de 300 cruzes, simbolizando cada uma das pessoas mortas debaixo dos rejeitos de minério.

Em suas falas, os manifestantes denunciaram o acidente, alegando que não se tratava apenas de uma tragédia, mas sim, de um crime, pedindo também a responsabilização dos culpados, principalmente da Vale, que vem causando grandes impactos nas localidades em que está instalada, resultando em crimes ambientais e sociais.

Um desses casos é do Povoado Piquiá de Baixo, em Açailândia, que passou por um processo intenso de luta contra as ações da mineradora e de outras siderúrgicas instaladas na cidade. A comunidade já está em fase de reassentamento. Entretanto, outas comunidades ainda seguem na luta contra os impactos causados por essas empresas.

Participaram do ato estudantes, professores, bancários, trabalhadores rurais e urbanos.

Não foi tragédia, foi CRIME.
 

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!