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PLANTÃO / BANCOS

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Metas e demissões aumentam queixas contra bancos

22/01/2016 às 10:00
SEEB SP
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O Itaú foi o banco com maior número de reclamações ao Banco Central em dezembro. No último mês do ano passado, o BC recebeu 612 queixas consideradas procedentes contra a instituição, registrando índice 10,22. O levantamento aponta que a maioria (104) está relacionada à oferta de produtos e serviços inadequados ou então com informações insuficientes para a tomada de decisão por parte do cliente.

Demissões

Mesmo registrando lucro de R$ 18,059 bilhões nos primeiros nove meses de 2015, valor 20,7% superior ao registrado no mesmo período do ano anterior, o número de empregados do Itaú teve redução de 3% na comparação entre setembro do ano passado e o mesmo mês de 2014. O corte atingiu 2.642 postos de trabalho em doze meses.


Incompatível

Na vice-liderança do incômodo ranking do BC está o Bradesco, com índice 8,39 e 647 reclamações consideradas procedentes. A queixa mais recorrente (199) refere-se à cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados. Assim como o líder Itaú, o banco também cortou postos de trabalho entre setembro de 2014 e o mesmo mês do ano passado. Ao todo, a instituição reduziu em 5,21% o número de funcionários no período ou 5.153 vagas a menos – número que inclui a transferência de 2.431 funcionários da Scopus Tecnologia, uma empresa do Bradesco, para a IBM Brasil em dezembro de 2014.

No ranking do BC, o Bradesco é seguido pela Caixa, com índice 7,89 e 616 reclamações procedentes; HSBC, com índice 6,08 e 78 queixas procedentes; e Santander, com índice 5,76 e 193 reclamações procedentes.

Mesmo lucrando R$ 54,8 bilhões nos primeiros nove meses do ano passado, 24,3% a mais em relação ao mesmo período de 2014, os bancos brasileiros cortaram mais de 11 mil postos de trabalho no período.

Ranking do BC – Para elaborar o ranking, as reclamações são divididas pelo número de clientes da instituição financeira que originou a demanda e multiplicadas por 1 milhão. Assim, é gerado o índice, que representa o número de reclamações de cada instituição financeira para cada grupo de 1 milhão de clientes.

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