PLANTÃO / BANCOS

Imprimir Notícia

Idec: bancos registram maior número de queixas em 10 anos

17/03/2017 às 09:15
SEEB Santos
A+
A-

O setor financeiro foi responsável por 19,2% dos atendimentos de associados ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), maior patamar em uma década. No ranking divulgado na quarta-feira 15, Dia Mundial do Consumidor, os bancos são superados apenas pelos planos de saúde (28,1%).

As principais consultas e queixas no setor financeiro são relacionadas ao descumprimento de oferta em cartão de crédito, como fim de anuidade gratuita; contestação de juros cobrados em crédito rotativo ou parcelamento; crédito consignado; crédito pessoal; e financiamento de imóveis.

O Idec registrou 7.678 atendimentos no ano passado, dos quais 3.105 tratavam dos processos judiciais movidos pelo instituto.

“Embora planos de saúde tenham ocupado a primeira posição, o principal destaque do balanço é o crescimento das demandas sobre serviços financeiros, que obteve o seu maior percentual nos últimos dez anos, superando as expectativas mesmo para um momento de crise econômica”, afirma o instituto em nota publicada no seu site.

Esse alto número de queixas de consumidores sobre o setor financeiro é consequência direta da ganância e da forma de gestão dos bancos, que demitem trabalhadores, sobrecarregam bancários e os obrigam a empurrar produtos aos clientes para bater metas. 

Deixe sua opinião sobre essa matéria:

Limite de caracteres (0 / 250)
GALERIA
Fotos | 05/10/2017

Passeata em defesa das empresas públicas

SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
E-mail: comunicacao@bancariosma.org.br
Telefones: (98) 3311-3500 / 3311-3522
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Mobilização, Unidade e Luta.