Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

PLANTÃO / SAÚDE

Imprimir Notícia

SEEB-MA apoia a campanha de prevenção ao câncer de colo do útero

A campanha é realizada durante todo o mês de março pelo combate e prevenção do câncer de colo do útero.

05/03/2018 às 10:27
Joyce Nunes - Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

Crédito/Arte: Daniela Lima - Designer

Durante todo o mês de março, diversas instituições vestem-se com a cor lilás, dando atenção especial para a necessidade de prevenir e diagnosticar o câncer de colo do útero.

Denominada de “Março Lilás”, a campanha de conscientização visa levar informação e estimular as mulheres para os cuidados de prevenção contra o câncer de colo uterino, assim como alertar para os principais sinais e sintomas que devem direcionar a mulher na busca pela ajuda médica.

O câncer de colo uterino é o segundo tipo de câncer mais frequente entre as mulheres de todo o mundo e também no Brasil. A maioria dos casos são diagnosticados em mulheres entre 45 e 49 anos de idade.

Estima-se que o rastreamento sistemático e o tratamento de lesões precursoras possam reduzir a mortalidade pela doença em até 80%. O principal fator de risco é a infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV) e já foram desenvolvidas vacinas contra os principais tipos oncogênicos do vírus.

A redução da mortalidade decorrente dessa doença depende da adoção de medidas de prevenção primária, de diagnóstico e tratamento de lesões precursoras, bem como do diagnóstico e tratamento adequados das lesões invasivas.

Entretanto, um dos principais desafios para esse diagnóstico precoce é a dificuldade de acesso que as mulheres enfrentam para conseguir atendimento desde a prevenção até o tratamento pelo SUS, visto que há grande precariedade no sistema, causada pela falta de investimentos do Governo Federal. E agora, com a PEC que limita o teto dos gastos públicos, incluindo gastos com a saúde, esse atendimento se tornará cada vez mais difícil.

Diante disso, o SEEB-MA vem demonstrar seu apoio à luta pela prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de colo do útero, enquanto repudia os ataques do Governo Temer à saúde da mulher brasileira.!

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!