Em visita por to Estado, o SEEB-MA encontrou uma série de irregularidades nas agências do banco.
Clique na foto para ampliá-la
Em visita às agências do Bradesco em São Luís e no interior do Estado, os diretores do SEEB-MA constataram uma série de irregularidades praticadas pelo banco, no Maranhão.
Para se ter uma ideia, na maioria das unidades, o Bradesco já retirou ou está retirando os caixas físicos, impedindo o acesso dos clientes e usuários ao atendimento pessoal realizado nos guichês.
Vale ressaltar que tal prática viola as Resoluçõs 3.694/4.746 do Banco Central e o Código de Defesa do Consumidor, configurando atendimento discriminatório.
“Ao banco só interessa fazer negócios e bater metas, empurrando a população mais carente para correspondentes bancários menos seguros e com menos serviços, o que é vergonhoso” – afirmou o diretor do SEEB-MA e bancário do Bradesco, Cláudio Costa.
Por falar em metas, o Sindicato recebeu denúncias da cobrança excessiva do banco por resultados, o que tem ocasionado o adoecimento dos bancários em todo o Estado. Para piorar a situação, quem não consegue cumprir as metas é assediado moralmente na frente dos colegas via web conferências.
“É importante dizer que a cobrança excessiva por metas é, por si só, assédio moral. Porém, o Bradesco conseguiu elevar essa prática nefasta a outro patamar através de reuniões por vídeos, onde os bancários são pressionados ‘a pedir pra sair’, porque não conseguiram atingir os resultados pretendidos pelo banco” – criticou o dirigente.
Para o SEEB-MA, é inadmissível que o Bradesco continue a explorar e a assediar seus empregados em nome do lucro, que somente no primeiro semestre de 2019 alcançou a marca de R$ 12,6 bilhões.
“Bancário: não se esgote para cumprir as exigências do banco. Denuncie qualquer abuso ao Sindicato. Enquanto isso, estamos tomando as medidas cabíveis para reabrir os guichês nas agências e exigindo a contratação de mais bancários, a fim de melhorar as condições de trabalho. Lembre-se: a sua saúde deve vir em primeiro lugar” – finalizou Cláudio.
SEEB-MA lamenta a morte de Arlete Vieira, mãe dos bancários Carlos e Felipe do BB em Imperatriz
SEEB-MA intensifica mobilizações contra fechamento de agências
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!