Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

PLANTÃO / DIA DO APOSENTADO

Imprimir Notícia

Dia do Aposentado é marcado por protestos no país

No Maranhão, bancários vão fazer panfletagem nos locais de trabalho em defesa da FUNCEF.

24/01/2020 às 12:20
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

Diversas manifestações vão marcar o Dia Nacional do Aposentado, celebrado nesta sexta-feira, 24 de janeiro, em todo o Brasil. Sem motivos para comemorar, a categoria se juntará aos trabalhadores na luta contra os ataques do Governo Bolsonaro à aposentadoria.

Mesmo após a aprovação da Reforma da Previdência, que sepultou o sonho de se aposentar da atual geração e, ainda, cortou em até 40% as pensões das viúvas, o Governo segue com sua política de ataques à previdência pública e aos direitos dos brasileiros.

O INSS, por exemplo, está sendo vítima um processo de desmonte, com agências sucateadas e sem funcionários. Por causa disso, mais de três milhões de pedidos de aposentadoria e de outros benefícios estão engavetados.

Nesse sentido, ao invés de realizar novos concursos para a contratação de mais servidores, a fim de melhorar o atendimento ao público, o Governo preferiu entregar a autarquia na mão de militares, o que dificultará, ainda mais, a concessão dos auxílios.

Nos bancos públicos, a situação dos aposentados e dos trabalhadores também é preocupante. Dentre outros ataques, a categoria enfrenta déficits nos fundos de pensão, como é o caso da FUNCEF, e problemas financeiros nos planos de saúde, a exemplo da Cassi.

Porém, ao invés de pressionar a Caixa e o Banco do Brasil a apresentarem uma proposta aceitável para a recuperação dessas entidades, o Governo se omite, permitindo que os bancos tentem – de toda forma – empurrar para os trabalhadores as contas e prejuízos decorrentes da má gestão da FUNCEF e da Cassi, desde os governos anteriores.

“Não vamos permitir que o futuro dos bancários, aposentados e pensionistas seja decidido de maneira unilateral pelo governo e pelos banqueiros. Neste dia, mostraremos toda a nossa indignação, cobrando respeito e, sobretudo, vez e voz a esses trabalhadores, que muito contribuíram com sua força de trabalho para o país e precisam participar do planejamento de suas aposentadorias” – afirmou o presidente do SEEB-MA, Eloy Natan.

Por todo o exposto, o SEEB-MA conclama toda a população a se engajar cada vez mais na luta por nenhum direito a menos, pois somente com mobilização e solidariedade será possível vencer esses desafios e sonhar com uma aposentadoria digna para todos os brasileiros. 

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!