Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / CAIXA ECONÔMICA

Imprimir Notícia

Carta aos prefeitos em defesa da Caixa 100% Pública

Com o apoio da classe política e da sociedade vamos barrar os ataques do Governo Bolsonaro à Caixa!

10/12/2020 às 08:12
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

O SEEB-MA vem – por meio desta carta – fazer um chamado a todos os prefeitos maranhenses eleitos em cidades que possuem agências da Caixa Econômica Federal (CEF). Com o apoio de vocês, da classe política em geral e, sobretudo, de toda a sociedade civil, precisamos unir forças em defesa da Caixa 100% Pública, que está sendo ameaçada pelo Governo Federal.

Lamentavelmente, essa grande estatal, agente de desenvolvimento econômico e social do país, está sendo privatizada pouco a pouco pelos últimos governos, tendo a sua função originária desvirtuada, a fim de adequá-la à lógica do mercado, que só pensa no lucro pelo lucro.

Para o SEEB-MA, as reestruturações, a venda iminente de setores estratégicos, como a Caixa Seguridade, assim como o fechamento de agências e a demissão de funcionários são etapas de um grande plano, cumprido à risca desde o Governo FHC, para entregar o banco público para o setor privado, o que prejudicará, sobremaneira, a população brasileira.

Se essa trama sorrateira, que visa à privatização da Caixa, vier a se concretizar, qual banco financiará a casa própria e o acesso ao ensino superior a juros mais baixos? Qual banco estará presente em todos os municípios brasileiros? Qual banco investirá em obras de infraestrutura e saneamento, melhorando a qualidade de vida dos mais pobres?

Qual banco administrará com competência e transparência o FGTS, o Seguro-Desemprego e os programas sociais, como o Bolsa Família? Nenhum, pois – como dito – os bancos privados só pensam no lucro e não em políticas de desenvolvimento para o povo.

Apenas a título de exemplo, só um banco público pode fazer o que a Caixa faz pelo Maranhão e pelo Brasil, com o pagamento do auxílio emergencial durante a pandemia. Cumpre ressaltar, ainda, que 84,7% dos financiamentos imobiliários realizados em nosso Estado pertencem à Caixa. Já os bancos privados quase não financiam casa própria por aqui e, quando o fazem, é para a classe média alta, ignorando os mais pobres.

Em todo o Maranhão, o Programa Minha Casa, Minha Vida construiu 102.461 unidades habitacionais, já os bancos privados não investem em moradia popular. Desde 1995, o FGTS já executou R$ 62 bilhões em obras de saneamento, habitação e infraestrutura em terras maranhenses, áreas estas que os bancos privados não têm interesse algum em investir.

Por tudo isso, é necessário que vocês, prefeitos, a classe política e a sociedade como um todo se juntem à luta do SEEB-MA e dos funcionários em defesa da Caixa 100% pública e contra os ataques do Governo Bolsonaro, que só pensa em retirar direitos dos trabalhadores e vender o patrimônio do povo brasileiro.

Se nada for feito, em poucos anos a CEF deixará de existir e a população perderá uma empresa que sempre exerceu papel fundamental na história do desenvolvimento econômico e social do país. Com a luta e o apoio de vocês, o SEEB-MA espera que, em 2021, o Governo Federal recue de suas pretensões perversas e mantenha a Caixa do povo e com o povo.

Vamos à luta! 

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!