Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no Twitter Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / CAIXA ECONÔMICA

Imprimir Notícia

SEEB-MA cobra o fim do assédio e da pressão por metas

Lucro de R$ 10,8 bilhões no primeiro semestre foi obtido à custa de muita exploração dos funcionários.

20/08/2021 às 10:25
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

A Caixa Econômica Federal divulgou nesta quinta-feira (19/08) lucro recorde de R$ 10,8 bilhões no primeiro semestre de 2021, o maior da história para o período. Infelizmente, esse resultado foi obtido à custa de muita exploração, assédio moral e metas abusivas impostas aos funcionários.

Para se ter ideia, atualmente, a Caixa possui um déficit de aproximadamente 20 mil bancários no país, o que tem gerado sobrecarga de trabalho, adoecimento da categoria, além de um atendimento precário à população durante a pandemia.

“Apesar dos lucros obtidos ano após ano, ao invés de realizar novos concursos ou convocar mais concursados, o Governo Federal tem é diminuído o quadro funcional por meio de programas de demissão voluntária. Em 2014, éramos mais de 100 mil trabalhadores e, hoje, somos apenas 84 mil no banco” – criticou o diretor do SEEB-MA, Eloy Natan.

De acordo com denúncias, os funcionários da Caixa, no Maranhão, também estão sofrendo em razão da falta de pessoal, do assédio moral e do aumento da pressão por metas, como a venda de produtos de seguridade.

“Mesmo em plena pandemia, com a população enfrentado severas dificuldades financeiras, os bancários estão sendo obrigados a oferecer seguros enquanto fazem o pagamento do auxílio emergencial. Quem se nega, recebe ameaças de perda de comissão, dentre outras. É um absurdo” – afirmou Eloy.

Com toda essa lucratividade, o SEEB-MA espera que a Caixa cumpra a sua função social, contrate mais bancários, ofereça um atendimento digno ao povo brasileiro e se abstenha de assediar seus funcionários.

“Afinal, o lucro não pode estar acima da saúde das pessoas. Exigimos da direção do banco e do Governo Bolsonaro respeito aos bancários e aos cliente da Caixa” – finalizou. 

GALERIA
Fotos | 23/09/2021

Visitas às agências do Maranhão

SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
E-mail: comunicacao@bancariosma.org.br
Telefones: (98) 3311-3500 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!