Bancários da Caixa se reuniram em Encontro Nacional nessa terça-feira (17/10).
Clique na foto para ampliá-la
Cerca de 200 pessoas participaram do Encontro Nacional sobre o Saúde Caixa realizado nessa terça-feira (18/10), via Zoom. Na ocasião, os bancários aprovaram resoluções para defender o plano de saúde, reforçando a necessidade de mobilização e luta para barrar os ataques do banco contra esse direito histórico do funcionalismo.
O foco principal dos bancários é buscar a revogação imediata do teto previsto no Estatuto da CEF para custear o plano, que corresponde a 6,5% da folha de pagamento dos empregados e que pode inviabilizar o Saúde Caixa muito em breve.
Durante o Encontro, os trabalhadores defenderam ainda a manutenção do modelo de custeio na base de 70% para a CEF e de 30% para os bancários, o pagamento das despesas administrativas pelo banco, a manutenção dos princípios do mutualismo, da solidariedade e do pacto intergeracional e o retorno das gerências de pessoas por Estado, a fim de acompanhar a situação do Saúde Caixa em todo o país.
“Além disso, as entidades presentes firmaram o compromisso de não assinar qualquer acordo que mantenha essa limitação de direitos aos usuários do plano. Exigimos a revogação já do teto de 6,5%” – afirmou o presidente do SEEB-MA, Dielson Rodrigues.
A categoria aprovou ainda a realização de um novo Encontro Virtual na quinta-feira (26/10), das 19h às 21h, via Zoom, a fim de organizar a participação dos bancários da Caixa no Dia Nacional de Paralisações, Manifestações e Lutas, que ocorrerá no dia 30 de outubro, tendo como uma das reivindicações a defesa do plano de saúde.
“Em 30/10, comemora-se 38 anos de uma greve histórica e vitoriosa dos funcionários da CEF pela jornada de 6h. Esperamos que, agora, em 2023 essa data também fique marcada pela conquista das demandas relativas ao Saúde Caixa, sobretudo, pela revogação do teto de 6,5% para custeio. Somente com mobilização e luta, conseguiremos dobrar a intransigência da Caixa e marcar negociações sérias em defesa do nosso plano de saúde. Revoga já” – finalizou o diretor Enock Bezerra.
Encontro Nacional
O evento é uma iniciativa do SEEB-MA, SEEB-RN, SEEB Bauru, MNOB, FNOB e dos coletivos ENFRENTE e Bancári@s Podem Mais (BPM) em defesa do Saúde Caixa.
Participe da 1ª Edição do Clube da Leitura 2025 no dia 18/01
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!