O SEEB-MA segue firme na luta por nenhum direito a menos para os(as) bancários(as) aposentados(as).
Clique na foto para ampliá-la
O Dia Nacional dos Aposentados e das Aposentadas é comemorado no dia 24 de janeiro. Infelizmente, esse importante grupo social, que dedicou a vida e a sua força de trabalho para o desenvolvimento do Brasil, ainda é vítima de diversas dificuldades no país, a exemplo do etarismo, da insegurança alimentar, do arrocho salarial e o descaso governamental em áreas fundamentais como a saúde e a previdência.
Aqueles que estão prestes a obter a aposentadoria também vivem tempos de perseguição, com seus direitos retirados e reduzidos, sendo a Reforma da Previdência um dos últimos e catastróficos ataques a essa categoria. O aumento da idade mínima para se aposentar, as mudanças no tempo de contribuição, entre outras alterações, dificultaram ainda mais a vida pós-laboral desses trabalhadores.
Vale ressaltar que as dificuldades para a categoria bancária não são diferentes. Os aposentados dos bancos públicos estão em luta para defender seus planos de saúde e de previdência privada, como o Saúde Caixa, a Cassi, a Funcef, a Previ, bem como os planos do BASA e do BNB. O objetivo é responsabilizar os bancos pelo patrocínio desses direitos, reduzindo o ônus dos bancários para viabilizá-los. Já os trabalhadores dos bancos privados também precisam de garantia no emprego e aposentadoria digna!
“É um absurdo a retirada ou redução dos benefícios dos aposentados por parte dos banqueiros e dos governos. O SEEB-MA luta por nenhum direito a menos para esse grupo. Por isso, a cada dois meses, promovemos o Encontro dos Aposentados por todo Maranhão, onde ocorrem debates e interação cultural, a fim de informá-los sobre suas demandas e integrá-los às ações do Sindicato – afirmou o diretor Rodolfo Cutrim.
Para o presidente do SEEB-MA, Dielson Rodrigues, a luta em favor dos aposentados é diária. “Afinal, quando a aposentadoria chega, queremos nossa merecida paz. Então, estamos aqui para assegurar os direitos desses trabalhadores. Exemplo disso foi a rejeição do acordo do Saúde Caixa, que prejudicaria e muito os aposentados. Agora, estamos tentando reverter esse ataque na Justiça. Dessa forma, seguimos firmes e fortes por nenhum direito a menos e por uma vida digna aos nossos colegas que continuam muito importantes para as nossas lutas” – finalizou Dielson.
Apesar das dificuldades, parabéns aposentados e aposentados!
A luta de vocês nos inspira.
Cassi: bancário não deve pagar cobranças sobre ações trabalhistas
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!