Apesar do lucro, banco continuou a demitir empregados e a fechar agências.
Clique na foto para ampliá-la
O Santander Brasil divulgou um lucro expressivo em 2023. O banco acumulou aproximadamente R$ 9,5 bilhões nos últimos 12 meses, o que indica uma alta de 31,7% em relação ao ano passado.
Essa alta lucratividade é resultado do trabalho árduo dos bancários e das bancárias, mesmo trabalhando em um ambiente insalubre, com pressão por metas, assédio moral, acúmulo de funções e precarização da qualidade de vida da categoria.
“É um absurdo o Santander lucrar bilhões e não valorizar seus empregados. Pelo contrário, explora, demite, fecha agências e adoece os trabalhadores com todo tipo de abusos” - criticou o diretor do SEEB-MA, Marcelo Bastos.
Vale lembrar que em 2023 o banco fechou 145 agências pelo Brasil e desligou milhares de bancários, deixando dezenas de trabalhadores em situação de insegurança, em razão da perda do emprego e dos meios de sustentar suas famílias.
“O SEEB-MA seguirá firme e forte no combate aos ataques cometidos pelo Santander. Todo esse lucro só reforça a nossa luta contra as demissões em massa, por condições dignas de trabalho e por nenhum direito a menos” - finalizou o Marcelo.
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!