Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

EM FOCO / ALERTA

Imprimir Notícia

STF: estatais devem motivar demissão de empregado

Apesar do avanço, a decisão do STF não impõe a necessidade de justa causa para desligamentos.

19/02/2024 às 08:50
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

Por 6 votos a 3, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nessa quinta-feira (08/02) que empresas públicas e sociedades de economia mista devem apresentar uma motivação ao demitir empregados admitidos por concurso público.

Ao contrário da maioria, o relator do processo, ministro Alexandre de Moraes, defendeu que a motivação da demissão não era necessária, pois estatais como a Caixa, o Banco do Brasil, o BASA e o BNB exercem atividade econômica e em regime de concorrência.

“Ou seja, como os bancos públicos concorrem com os privados, aqueles deveriam ter o direito de demitir imotivadamente, a fim de buscar eficiência, mas essa visão coloca em risco o emprego do trabalhador” – criticou o presidente Dielson Rodrigues.

Apesar do avanço da motivação, a decisão do STF não impõe a necessidade de justa causa, com regras mais rígidas, para o desligamento dos trabalhadores, visto que se trata de uma opção do empregador permitida pela Consolidação das Leis do Trabalho.

“Ressalte-se que essa conquista não se deve a patrão, a governo nem ao Judiciário, mas à atitude de bancários do BB que em 1997 entraram na justiça para saber porque foram demitidos mesmo sendo concursados. De fato, essa decisão comprova, mais uma vez, que só a luta e a unidade de classe asseguram vitórias, não a política conciliatória com a classe patronal” – destacou.

O SEEB-MA entende ainda que os empregados das estatais deveriam gozar da mesma estabilidade dos servidores públicos efetivos, na medida que todos são aprovados em concurso e seguem os mesmos princípios da Administração Pública.

“Além disso, entendemos que os trabalhadores da iniciativa privada também deveriam ter maior segurança em seus empregos. Para isso, o STF deve julgar inconstitucional o ato do Governo FHC que retirou a Convenção 158 da OIT do nosso ordenamento, a qual proibia as empresas de demitirem seus colaboradores sem justa causa” – afirmou.

Nessa quinta (08), o julgamento foi suspenso e será concluído em outro momento. Os ministros ainda devem discutir se a tese terá efeitos somente para o futuro ou também para o passado. Em defesa do emprego e da estabilidade do trabalhador, vamos à luta! 

CAMPANHA SALARIAL
ELEIÇÕES
SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!