Encontro debateu conjuntura, saúde e a importância da luta dos bancários do BNB por seus direitos.
Clique na foto para ampliá-la
O SEEB-MA participou do 61ª Reunião do Conselho de Representantes da Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste (AFBNB), nos dias 19 e 20 de abril, em Aracaju/SE. Neste ano, o tema do evento foi dívida pública, saúde dos trabalhadores e organização.
No primeiro dia, os bancários debateram sobre sistema financeiro, saúde e a retirada de direitos dos trabalhadores. No caso dos bancários, a consequência dos ataques dos bancos tem sido cruel, inclusive no BNB, resultando em sobrecarga de trabalho e no adoecimento físico e psíquico do funcionalismo.
“Por isso, a necessidade de um Sindicato forte e organizado, com presença nos locais de trabalho, a fim de identificar e solucionar esses problemas de forma preventiva, resguardando assim a vida do trabalhador” – afirmou o diretor Gilberto Alves.
Nesse sentido, o diretor Rodolfo Cutrim acrescentou que os bancários não são nem 2% dos trabalhadores formais no Brasil, mas representam 20% dos afastados por questões de saúde mental.
“Daí, a importância de debatermos melhorias para a CAMED, que não é apenas um plano de saúde, mas sim um pilar fundamental para a vida digna dos empregados do BNB” – ressaltou.
No segundo dia, os representantes do SEEB-MA compartilharam vitórias obtidas em favor dos bancários do Banco do Nordeste no Maranhão e ajudaram a construir propostas para melhorar as condições de trabalho e para valorizar o trabalhador do BNB.
"Em mais esse encontro, a AFBNB nos proporcionou uma oportunidade para intensificar e unificar a luta categoria bancária em todo país, em especial, nos assuntos relacionados à saúde e aos demais desafios enfrentados pelos companheiros e companheiras do Banco do Nordeste. Somente por meio da organização sindical, da mobilização conjunta e da luta, conseguiremos avançar, manter nossos direitos e combater os abusos do sistema financeiro, que só visa ao lucro em detrimento das pessoas. Parabéns, AFBNB, avante!" - finalizou a diretora Lívia Morais.
Além de Gilberto, Rodolfo e Lívia, representaram o SEEB-MA na reunião os diretores Michel Marques, Héber Cavalcante, Oberdan Galvão e Danielle Ramos.
Saiba as novidades e dê sugestões para construir as nossas pautas!
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!