Em São Luís, a concentração será no Banco do Brasil da Praça Deodoro, a partir das 9h, no Centro.
Clique na foto para ampliá-la
Os bancários estão em estado de greve e podem paralisar as atividades a qualquer momento. Na segunda-feira (26/08), os trabalhadores vão participar do Dia Nacional de Mobilização para cobrar da Federação dos Bancos (Fenaban) e do Governo Federal uma proposta digna que atenda às reivindicações da categoria na Campanha Salarial 2024.
O ato público ocorrerá em várias cidades no Maranhão e no restante do Brasil. Em São Luís, a concentração será no Banco do Brasil da Praça Deodoro, a partir das 9h, no Centro da Capital. Durante a mobilização, os trabalhadores vão retardar a abertura de agências até o meio-dia como forma de protesto contra a intransigência da classe patronal.
Afinal, desde junho, os bancários apresentaram suas propostas, sem qualquer avanço, pois os bancos negaram todas as reivindicações da categoria, inclusive as que beneficiariam os clientes. Em 2023, o setor bancário lucrou R$ 145 bilhões, mesmo assim alega não ter dinheiro para melhorar a vida dos bancários e o atendimento à população.
Chega de enrolação, Fenaban: proposta digna ou greve geral já.
Exigimos respeito! Bancário(a): participe.
Reivindicações
Os(as) bancários do Maranhão cobram aumento de 34,47%, reposição das perdas salariais, participação nos lucros (PLR linear), garantia de emprego, mais contratações, convocação de concursados, fim das metas, do assédio, das demissões e das reestruturações, além do combate ao adoecimento, a melhoria da assistência à saúde da categoria, atendimento digno aos clientes, entre outras pautas. Contudo, os bancos se recusam a atender às demandas sociais e se limitam a oferecer um índice de reajuste inferior à inflação, apesar de terem lucrado R$ 145 bilhões em 2023. Na próxima terça-feira (27/08), os bancários voltam à mesa de negociação com a Fenaban para discutir cláusulas econômicas. A nossa luta continua!
13/09/2024 - Greve! Concentração no BB da Deodoro na segunda (16)
12/09/2024 - Bancários da Caixa decidem continuar em greve no MA
12/09/2024 - Pela formação de um Comando Negocial já!
10/09/2024 - Greve começa com força em grandes atos pelo MA
Saiba as novidades e dê sugestões para construir as nossas pautas!
Greve continua no BB, é suspensa na Caixa e termina no Basa no Maranhão
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!