Bancos ofereceram 100% da inflação, aumento real zero e pagamento só em janeiro de 2025.
Clique na foto para ampliá-la
A Fenaban apresentou nova proposta rebaixada na décima rodada de negociação da Campanha Salarial realizada nesta terça-feira (27/08) em São Paulo.
Os bancos já haviam oferecido reajuste de 85% do INPC na última reunião. Um desaforo! Desta vez, não foi diferente: subiram o índice para 90% e depois para 100% da inflação nos salários e demais verbas, ou seja, aumento real zero, apesar do lucro de R$ 145 bilhões obtido pelo setor em 2023.
Para piorar a proposta, o pagamento do reajuste só ocorreria a partir de janeiro de 2025 e não em setembro, data base da categoria, cláusula que acarretaria um prejuízo estimado de R$ 1,2 bilhão aos trabalhadores.
Além dessa proposição econômica indecorosa, a Fenaban voltou a negar as reivindicações dos bancários sobre PLR, tíquetes, garantia do emprego, melhorias na assistência à saúde, combate ao adoecimento, fim das demissões, das metas abusivas e do fechamento de agências (reestruturações). A proposta foi rejeitada.
Diante disso, as negociações continuam nesta quarta (28) e devem seguir até sexta-feira (30). No Maranhão, os bancários estão em estado de greve e realizam uma Plenária Virtual hoje (28), a partir das 18h, via Zoom, para debater a proposta da Fenaban e definir estratégias de luta.
O SEEB-MA já conclamou as demais bases do país a pressionarem seus sindicatos a chamarem assembleias por uma paralisação nacional, mas a Contraf-CUT tem postergado essa decisão por “acreditar” em uma proposta decente dos patrões até o fim da semana.
“Não podemos esperar pelo Comando Nacional. Chega de enrolação e desrespeito. Pela manutenção de nossos direitos e por novas conquistas, a greve geral é a única opção. Vamos à luta” – conclamou o coordenador-geral Rodolfo Cutrim.
13/09/2024 - Greve! Concentração no BB da Deodoro na segunda (16)
12/09/2024 - Bancários da Caixa decidem continuar em greve no MA
12/09/2024 - Pela formação de um Comando Negocial já!
10/09/2024 - Greve começa com força em grandes atos pelo MA
Saiba as novidades e dê sugestões para construir as nossas pautas!
Greve continua no BB, é suspensa na Caixa e termina no Basa no Maranhão
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!