Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / CAIXA ECONÔMICA

Imprimir Notícia

SEEB-MA orienta voto "NÃO" na consulta da FUNCEF

Para o Sindicato, a proposta é altamente prejudicial para os participantes do fundo de pensão.

26/09/2024 às 12:21
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

O SEEB-MA orienta os bancários da Caixa no Maranhão a votarem “NÃO” na consulta pública lançada pela FUNCEF referente às taxas dos equacionamentos do REG/Replan Saldado.

Para o Sindicato, a proposta é altamente prejudicial para os participantes, pois sob o pretexto de reduzir as contribuições extraordinárias com o aumento do prazo de pagamento, ela retira direitos de forma permanente, por meio da redução dos valores que a Fundação projeta pagar aos bancários e aos seus dependentes no futuro.

Além disso, a proposta foi construída de forma unilateral pelo Caixa e pela FUNCEF, sem qualquer participação do movimento sindical, o que é inadmissível no entendimento do SEEB-MA.

“Afinal, dessa forma, fica mais fácil vender gato por lebre. Como se não bastasse reduzir a nossa renda no presente para saldar o déficit da FUNCEF, o qual não demos causa, a atual proposta visa reduzir nossas aposentadorias e/ou pensões no futuro, livrando desse ônus quem de fato ocasionou esse grave problema. Não podemos permitir” – criticou o coordenador do SEEB-MA, Francisco Sousa.

De acordo com o coordenador Eloy Natan, é plenamente possível construir uma proposta conjunta que reduza os equacionamentos sem atacar os direitos dos participantes.

“Conforme demonstrado em nosso Encontro sobre a FUNCEF, realizado em abril, a solução para o déficit do fundo de pensão é cobrar da Caixa que assuma a sua responsabilidade solidária no custeio da Fundação” – afirmou.

Segundo Francisco Sousa, para não comprometer ainda mais a renda dos participantes e reduzir as contribuições extraordinárias, “bastaria que a Caixa pagasse 50% do déficit, que é a parte que cabe ao banco patrocinador, conforme prevê o Estatuto da FUNCEF” – complementou.

Outra solução seria a quitação total do passivo por parte da Caixa e do Governo Federal “sem abrir mão de buscar, na justiça, a apuração e responsabilização dos gestores e demais responsáveis pelo déficit milionário no fundo de pensão, livrando, assim, os participantes de mais equacionamentos e penalizações injustas" - ressaltou Eloy.

Bancário(a) e dependentes: até o dia 27 de setembro, no autoatendimento, vote NÃO na consulta sobre o Reg/Replan Saldado. Por nenhum direito a menos, vamos à luta! 

CAMPANHA SALARIAL
ELEIÇÕES
SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!