Sindicato cobra transparência sobre Plano de Cargos, demissões voluntárias e futuro da CASF.
Clique na foto para ampliá-la
Em reunião realizada no dia 23 de junho, na matriz do BASA, em Belém, o SEEB-MA participou de uma rodada de debates com a diretoria do banco para tratar de temas de grande impacto para os(as) empregados(as), como o Plano de Cargos e Salários (PCCS), o Programa de Demissão Incentivada, a reativação da Mesa Permanente de Negociação e GT SAÚDE, as tratativas envolvendo a CASF Corretora e os desdobramentos do Programa Transformação.
O encontro serviu para cobrar avanços concretos e transparência da instituição financeira em relação aos direitos da categoria.
PCCS, Plano de Funções Comissionadas e Programa de Demissão Incentivada
Durante a reunião, o BASA informou que o novo Plano de Cargos e Salários já foi enviado à Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) e aguarda resposta. Já o Plano de Funções Comissionadas ainda está em fase de elaboração. Sobre o Programa de Demissão Incentivada (PDI), o banco também aguarda uma manifestação da SEST. A proposta foi encaminhada, mas as regras só serão divulgadas se o PDI for aprovado pela Secretaria.
Mesa de Negociação Permanente, GT SAÚDE e CASF Corretora
Em relação à Mesa de Negociação Permanente e o GT SAÚDE, o BASA anunciou que as reuniões serão retomadas a partir de julho de 2025, após longo período de suspensão. Já sobre a CASF Corretora, o banco comunicou que foi autorizada a contratação de um escritório de advocacia para atuar nas negociações de continuidade ou encerramento do contrato e para representar a instituição junto ao Tribunal de Contas da União no processo que envolve essa parceria.
Programa Transformação
No âmbito do Programa Transformação, o BASA informou que a data de extinção de determinadas funções comissionadas foi prorrogada de 30/06/2025 para 30/09/2025. Entretanto, para os empregados(as) que já têm definidas as novas funções que irão assumir, a data original de 30/06 será mantida. O Basa informou que essa prorrogação não se aplica para as agências que passarão para o nível "agências leves".
Transferência compulsória ou perda de função? Procure o Sindicato
O SEEB-MA alerta que nenhum funcionário pode ser transferido sem consentimento e orienta que aqueles que perderem a função sem reassumir outra entrem em contato com o Sindicato para avaliar a possibilidade de incorporação e/ou eventuais medidas judiciais cabíveis.
Participação
Participaram da reunião a coordenadora do SEEB-MA, Marla Brito; o diretor da DICOP, Diego Lima; a gerente executiva da GEPES, Bruna Paraense; a coordenadora da CAGES, Daniela Vasconcelos; e o coordenador da COPOB, Miguel Moraes. Também estiveram presentes Gilson Lima, presidente da AEBA, além de representantes dos sindicatos dos bancários do Amazonas, Tocantins e Pará.
SEEB-MA participa de ato nacional pelo fim da escala 6x1 e taxação das grandes fortunas
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!