Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

PLANTÃO / ITAÚ

Imprimir Notícia

Inspetoria do Itaú aterroriza bancários em todo o país

Setor de Inspetoria tem coagido, intimidado e até violado direitos para demitir por justa causa, denunciam bancários de São Paulo.

03/09/2015 às 11:40
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

O Itaú, por meio de sua Inspetoria, tem se utilizado de coação, intimidação e até de violação de direitos constitucionais para demitir por justa causa, denunciaram bancários de São Paulo.

De acordo com as denúncias, o novo modus operandi para a demissão é o seguinte:

- o inspetor convoca o bancário;
- pede ao bancário para transcrever o que será ditado;
- pede ao bancário que assine o documento;
- em seguida, diz que o bancário confessou o erro descrito;
- justificando a demissão por justa causa.

O pior de tudo é que as vítimas desta prática abusiva têm sido bancários com mais de 20 anos de banco, com boas avaliações e sem advertências. Para o SEEB-MA, esse novo modo de demitir do Itaú, além de passar por cima da CLT, desrespeita o direito constitucional de não produzir prova contra si mesmo.

Caso o banco não se abstenha desta prática ilegal, garantindo ao bancário o direito de defesa, o SEEB-MA denunciará o caso ao Ministério Público e aos órgãos protetores dos direitos humanos. “Não vamos admitir que os bancários sejam humilhados, desrespeitados e desligados do banco injustamente” – afirmou a diretora Edna.

Diante do exposto, orientamos os bancários que estiverem passando por situação semelhante a procurarem imediatamente o Sindicato, sem assinar qualquer documento proveniente do Setor de Inspetoria do banco.  

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!