Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

PLANTÃO / BANCOS

Imprimir Notícia

Bancos se recusam a organizar campanha de combate ao assédio sexual

23/12/2015 às 08:05
SEEB Santos
A+
A-

Em mesa temática sobre igualdade de oportunidades, Fenaban volta atrás na intenção de organizar campanha contra o crime em conjunto com o movimento sindical; dados revelam que mulheres negras e pessoas com deficiência continuam sub-representados

Os bancos se recusaram a organizar, em conjunto com o movimento sindical, uma campanha de combate ao assédio sexual, cada vez mais recorrente no ambiente de trabalho bancário. O recuo da Fenaban – que havia sinalizado a favor da ideia durante a Campanha Nacional 2015 – ocorreu durante mesa temática sobre igualdade de oportunidades, na terça-feira (15).

Dados da consulta de 2015, respondida por mais de 40 mil bancários em todo o país, revelam que 12% dos participantes mencionaram a importância de se discutir o assédio sexual. Em 2014, apenas 1% apontou essa preocupação.

Durante a negociação, os representantes dos bancos se limitaram a reforçar a comunicação interna para sensibilizar sobre o problema.

O assédio sexual no ambiente de trabalho é uma violência, pois o agressor se utiliza do seu cargo e poder para subjugar sua vítima.

Desigualdade


Durante a mesa temática, a Fenaban apresentou dados que reforçam que alguns segmentos sociais ainda estão sub-representados no ambiente profissional bancário. Os trabalhadores com deficiência no setor representam 3,6% do total. Em 2008, era 1,8%. A Fenaban alegou que a dificuldade de contratação se deve à deficiência da educação pública. Os sindicalistas discordam dessa argumentação e cobram o cumprimento da cota de 5% exigidas por lei.

Também foram apresentados dados que revelam a sub-representação das mulheres negras no setor. Em 2008 - primeiro censo da categoria - ocupavam 8,2% dos cargos nos bancos e representavam 18,3% da população economicamente ativa. No novo censo, em 2014, este segmento social subiu para 11% no ambiente profissional bancário e 21,6% no total da sociedade. Os resultados continuam longe do esperado e é preciso avançar mais.

Os debates continuarão em 2016, quando ocorrerão outras quatro reuniões, em fevereiro, abril, julho e a última após a assinatura do acordo da campanha dos bancários de 2016.

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!