Em greve há 30 dias, categoria cobrou proposta justa na negociação desta quarta-feira (05/10).
Clique na foto para ampliá-la
Os bancários maranhenses realizaram um grande ato público nesta quarta-feira (05/10), em frente à Caixa da Praça João Lisboa, no Centro de São Luís.
Em greve há 30 dias, a categoria cobrou da Fenaban e do Governo Federal a apresentação de uma proposta justa na negociação agendada para hoje (05/10), às 17h, em São Paulo.
Para simbolizar o 30º dia desta greve histórica, que não se rendeu à tentativa dos banqueiros de impor perdas à categoria, os bancários prepararam um grande bolo para o ato desta quarta-feira.
Inicialmente, a categoria votou e decidiu dar o primeiro pedaço – como forma de ironia – aos banqueiros, ao Governo Federal, à OAB-MA e ao Procon, que militaram contra os bancários nesta greve.
Os dois primeiros, únicos responsáveis pela continuidade da greve, se recusam a atender às reivindicações da categoria, apesar do lucro de R$ 29,7 bilhões obtido somente no primeiro semestre deste ano.
Já os dois últimos – por meio de manobras jurídicas e midiáticas, que só visavam satisfazer seus próprios interesses e não os da população – tentaram, sem sucesso, enfraquecer a paralisação.
No entanto, a Justiça do Trabalho impediu que estas instituições jogassem no limbo o direito constitucional de greve, decretando a legalidade e a legitimidade do movimento, no Maranhão.
Em outra votação, os bancários decidiram, por fim, dividir o bolo com a população, que também é vítima da intransigência patronal, deixando as migalhas para os banqueiros, Governo, OAB-MA e Procon.
Afinal, são migalhas o que os representantes destas instituições querem dar aos bancários ao militarem contra a greve e, sobretudo, contra o direito de lutar por uma vida digna e em melhores condições.
E migalhas, os bancários não vão aceitar!
Por isso, a greve continua!
14/10/2016 - Greve termina, mas mobilização deve continuar
13/10/2016 - SEEB assina CCT com a Fenaban e acordos com bancos
11/10/2016 - SEEB-MA assina hoje (13/10) a CCT com a Fenaban
07/10/2016 - Termina a greve dos bancários da Caixa
07/10/2016 - Greve dos bancários chega ao fim no Maranhão
06/10/2016 - Conheça as propostas rebaixadas dos bancos públicos
06/10/2016 - Conheça os problemas da proposta da Fenaban
04/10/2016 - Gerentes e supervisores da Caixa aderem à greve
Sede recreativa estará fechada nos dias 24, 25, 31/12 e 1º de janeiro
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!