Vítimas dos abusos do banco, empregados são afastados por problemas de saúde, na Regional Imperatriz.
Clique na foto para ampliá-la
O Itaú, maior banco privado em atividade no país, é a instituição financeira que mais lucra e mais assedia os bancários no país. Embora tenha faturado R$ 22 bilhões líquidos em 2016, o banco cortou 2.610 postos de trabalho em 12 meses e reforçou a política de assédio moral para ampliar, ainda mais, a sua lucratividade.
Saiba o que é assédio moral e como se defender
Conforme constatou o SEEB-MA em visitas às suas regionais, a pressão por metas é tão massacrante, que nove empregados do banco, na Regional Imperatriz, encontram-se afastados do trabalho por problemas de saúde, como estresse e depressão.
O número de afastados representa boa parte dos empregados das duas agências do Itaú existentes na região, o que prejudica o atendimento da população e sobrecarrega os poucos bancários remanescentes nas unidades, que sofrem com o assédio moral e a cobrança excessiva para o cumprimento de metas.
O SEEB-MA informa que tem acompanhado de perto o caso dos bancários adoecidos e afirma que tomará todas as medidas cabíveis para fazer cessar os abusos do banco.
“Vamos fazer protestos, bem como uma representação junto ao Ministério Público, para tentar punir o Itaú, a exemplo do que ocorreu no início deste ano, quando a Justiça condenou o banco a pagar multa de R$ 1 milhão por danos morais coletivos, em razão de discriminação, abuso de poder, humilhações, dentre outras condutas intimidatórias contra os seus empregados, na Bahia” – afirmou a diretora do SEEB-MA, Gerlane Pimenta.
Assédio moral: identifique e denuncie!
Uma campanha do Sindicato dos Bancários do Maranhão
13/03/2017 - Saiba o que é assédio moral e como se defender
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!