Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

PLANTÃO / DIA DOS TRABALHADORES

Imprimir Notícia

1º de maio: dia de luta contra os ataques do Governo Temer

Infelizmente, este é mais um ano em que a classe, assim como a maioria da população, não tem o que comemorar.

01/05/2017 às 06:42
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Em 1º de maio, é comemorado o Dia dos Trabalhadores e das Trabalhadoras. Porém, infelizmente, este é mais um ano em que a classe, assim como a maioria da população, não tem o que comemorar. Afinal, além dos milhões de desempregados, o Governo Temer e esse Congresso Nacional – visto como um dos mais conservadores e mais corruptos da história – têm promovido um ataque feroz contra os brasileiros, através da Reforma da Previdência [que se aprovada, acabará, na prática, com a aposentadoria pública pelo INSS], da Reforma Trabalhista e do Projeto de Terceirização.

Este último, por sinal, já foi aprovado, contando, inclusive, com voto favorável de nove deputados maranhenses, os quais, por meio de notas em jornais e outdoors, foram parabenizados pela FIEMA, federação que representa o patronato, no Maranhão. Neste momento, é cabível o questionamento. O que levaria a classe patronal a parabenizar os nobres deputados pela aprovação da terceirização sem limites? Com certeza, por tratar-se de interesse exclusivo do empresariado, pois a população maranhense, que – de fato – foi a responsável pela eleição desses parlamentares, foi às ruas na última sexta-feira, dia 28 de abril, para protestar contra essas medidas nefastas do Governo e do Congresso, que visam acabar com os direitos trabalhistas e com a aposentadoria do cidadão brasileiro.

Por evidente, os bancários maranhenses, assim como outras categorias, não vão aceitar que políticos dessa estirpe, representantes do empresariado e não da vontade popular, arranquem direitos históricos dos trabalhadores, garantidos à custa de muitos empregos, lutas e vidas. De acordo com matéria publicada no site Congresso em Foco (http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/reforma-trabalhista-como-os-deputados-votaram/), 12 dos 18 deputados federais maranhenses [Alberto Filho, Aluísio Mendes, André Fufuca, Cléber Verde, Hildo Rocha, João Marcelo, José Reinaldo, Júnior Marreca, Juscelino Filho, Pedro Fernandes, Victor Mendes e Waldir Maranhão], votaram pela aprovação da Reforma Trabalhista, na Câmara Federal, no dia 26/04/2017.

Para completar, segundo o Placar da Previdência, ferramenta elaborada pelo site Estadão (http://infograficos.estadao.com.br/especiais/placar/votacao/economia/?id=KJpdG40RpG), dos 18 parlamentares do Maranhão, dois são a favor, quatro estão indecisos e oito não quiseram se posicionar sobre a Reforma da Previdência. Até o fechamento desta matéria, as exceções ficavam por conta dos deputados Julião Amim, Rubens Pereira Júnior, Weverton Rocha e Zé Carlos, que já se declararam contrários a esse ataque à aposentadoria do brasileiro.

Vale ressaltar, caro leitor, que votar a favor da Reforma Trabalhista significa colocar em risco férias, 13º salário, jornada de trabalho regulamentada, horas extras, FGTS, dentre outros direitos. Por sua vez, votar a favor da Reforma da Previdência significa aumentar a idade mínima e o tempo de contribuição para obter a aposentaria, requisitos que obrigarão o profissional a trabalhar até a morte, incluindo professores, servidores públicos e pessoas com deficiência.

Para piorar a situação, como já mencionado, a terceirização sem limites foi aprovada, possibilitando jornadas maiores, salários menores, menos direitos, mais acidentes e mortes no trabalho. Um caos total. Ante o exposto, o Sindicato dos Bancários (SEEB-MA) vem a público expressar toda a indignação da categoria bancária e ressaltar, sobretudo, que políticos favoráveis aos ataques do Governo Temer não têm direito nem moral para decidir o futuro de milhões de brasileiros.

Caso não se decidam ou insistam em votar a favor dessas reformas, em detrimento dos anseios da população, devem ser relegados ao ostracismo político nas próximas eleições, sem receber um voto sequer. Pela prisão dos corruptos e dos corruptores e por nenhum direito a menos, vamos continuar firmes na luta! Neste 1º de maio, viva a luta dos trabalhadores! 

Deputados que votaram contra os trabalhadores!

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!