Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

PLANTÃO / CAIXA ECONÔMICA

Imprimir Notícia

Seleção externa de vice-presidentes é ameaça à função pública do banco

O Conselho de Administração do banco fez o anúncio na última sexta-feira, dia 10

16/08/2018 às 16:11
SEEB ES
A+
A-

O anúncio foi feito pelo Conselho de Administração do banco na última sexta-feira, 10, e abre as portas do banco para a entrada de profissionais ligados ao mercado privado, afastando ainda mais o banco de sua função pública

Em mais uma medida de preparação da Caixa para a privatização, o Conselho de Administração do banco anunciou que os próximos vice-presidentes do banco serão escolhidos em processo seletivo externo, a ser conduzido por consultoria privada. A medida, a pretexto de reforçar a eficiência e fazer uma melhor gestão, mira na privatização como objetivo final, pois prevê que os cargos diretivos passem a ser ocupados prioritariamente por “técnicos” advindos do mercado.

O novo processo seletivo para os postos de direção da Caixa é mais uma medida para destruir a necessidade de melhoria da governança nas empresas públicas. Ocorre que a fiscalização dos recursos públicos e uma gestão transparente são exigências da sociedade democrática e dos movimentos organizados, que sempre levantaram a reivindicação de defesa das empresas públicas e de sua atuação direta nas áreas sociais e no desenvolvimento do país.

A representante eleita dos trabalhadores no Conselho de Administração da Caixa, Rita Serrano é contra a forma de seleção de vice-presidentes. “A melhor opção seria os dirigentes selecionados entre os empregados. Porque a Caixa conta com corpo funcional qualificado, formado por meio de concurso público, com médias de escolaridade e formação acima das demais instituições financeiras”, observa. “A melhor forma de combater a corrupção é ampliar os espaços para controle social”, completa.

Em defesa da Caixa 100% pública

A função profícua da Caixa e de outros bancos públicos é atender às necessidades da população, tendo como parâmetro o investimento em desenvolvimento. No governo de Michel Temer, porém, os bancos públicos federais vêm adotando os juros, as tarifas e os modelos dos bancos privados. Diante dessas ameaças recorrentes, a defesa da Caixa 100% pública continua na pauta das entidades representativas, pois a crença é de que banco público deve servir ao desenvolvimento do país em favor da população.

A alegação de que a Caixa é ineficiente precisa ser repudiada veementemente. O que se mira, na verdade, é uma empresa que cumpre um importante papel social e que tem sido protagonista na melhoria de vida da população, notadamente o setor mais pobre. Se há problemas no decorrer dessa trajetória, as soluções passam pela manutenção do caráter social e público do banco e pela valorização de todos os seus empregados.

Em 2017 foram a mobilização e a resistência dos empregados e de vários setores da sociedade que impediu a Caixa de tornar-se Sociedade Anônima. Agora, diante do processo de abertura de seleção para gestores da empresa, um novo desafio se impõe. É preciso ampliar a mobilização dos empregados e empregadas do banco, entidades sindicais e de outros setores da sociedade para barrar uma eventual privatização da Caixa, tendo em vista o que ela representa para a sociedade brasileira.

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!