Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Imprimir Notícia

MP de Bolsonaro ataca sindicatos

O objetivo é barrar a luta contra a Reforma da Previdência

13/03/2019 às 09:00
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

No dia 1º de março, no início do Carnaval, foi publicada pelo presidente Jair Bolsonaro a MP 873, que traz um “bloco” de ataques a todas as entidades sindicais do Brasil e aos trabalhadores, em uma inaceitável ofensiva contra a classe trabalhadora e seu direito de livre organização.

A MP proíbe o desconto em folha de pagamento de qualquer contribuição do trabalhador ao seu sindicato, numa tentativa indisfarçável de inviabilizar a existência e a atuação das entidades de defesa dos trabalhadores.

Com essa medida, Bolsonaro escancara sua face antidemocrática e sua obsessão em perseguir e tentar “acabar com o ativismo”.

Não é mera coincidência que o presidente faça isso logo após ter anunciado sua famigerada Reforma da Previdência, que pretende acabar com o direito a aposentadoria e atacar violentamente os direitos e benefícios dos mais necessitados.

Em resumo, para tentar acabar com nossa aposentadoria, Bolsonaro ataca os sindicatos.

O ataque aos sindicatos da classe trabalhadora, dos setores público e privado, deve ser repudiado por toda sociedade brasileira por representar também um enorme retrocesso às conquistas de nosso povo no terreno das liberdades democráticas.

A MP-873 afronta a autonomia e a liberdade das assembleias de todas as categorias de nossa classe, além de ferir as orientações da OIT (Organização Internacional do Trabalho), o artigo 8º da Constituição Federal e os entendimentos do Ministério Público do Trabalho quanto ao direito de auto-sustentação financeira das entidades de classe de nosso país.

Merecedora de nosso amplo repúdio, essa atitude de Bolsonaro também comprova o viés ditatorial do atual presidente brasileiro e, consequentemente, aumenta nossa necessidade de unidade para lutar e resistir em defesa dos nossos direitos trabalhistas, sociais e políticos, bem como nosso direito de organização, manifestação e greves.

Cabe-nos, agora, intensificar a construção do dia 22 de março como “Dia Nacional de Paralisações, Manifestações e Protestos contra a Reforma da Previdência. Rumo à Greve Geral!”, que está sendo convocado por oito Centrais Sindicais. 

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!