Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / BANCO DO BRASIL

Imprimir Notícia

SEEB discute demandas com novo superintendente do BB

SEEB-MA cobrou providências sobre agências sinistradas, cargos vagos e assédio moral, no Maranhão.

17/04/2019 às 11:50
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

Em reunião realizada nessa terça-feira (16/04) com o novo superintendente do Banco do Brasil, Alisson Costa, o SEEB-MA cobrou providências sobre as demandas dos bancários do BB, no Maranhão, dentre as quais: o grande número de agências sinistradas, a falta de funcionários no interior do Estado e os casos recorrentes de assédio moral nos locais de trabalho.

Para amenizar o problema das explosões das agências bancárias, o superintendente sugeriu a diminuição do numerário nas unidades, a instalação de câmeras de segurança, bem como a atuação conjunta com o poder público. Para o SEEB-MA, somente a instalação de câmeras não seria suficiente para coibir a ação dos assaltantes.

“O ideal seria a aprovação da Lei de Segurança Bancária, proposta pelo Sindicato, que obrigaria os bancos a instalarem, além das câmeras, biombos, portas com detectores de metal, dentre outros itens de segurança em todas as agências do Estado. Porém, esse projeto se encontra, atualmente, engavetado na Assembleia Legislativa” – comentou o diretor Dielson Rodrigues.

Por sua vez, a diminuição do numerário é uma medida ineficaz e extremamente prejudicial à população, que veria reduzida a circulação de dinheiro nas cidades, tendo que recorrer a cartões de débito, crédito e a correspondentes bancários com menos segurança.

Quanto à atuação conjunta com o poder público, o SEEB-MA criticou o fato de o Banco do Brasil descumprir a Lei da Vigilância Armada 24h, em vigor desde 2017, mas ignorada pela empresa, facilitando, assim, os arrombamentos das agências durante as madrugadas, o que demonstra o total descaso do banco com o Legislativo e com a população.

Ainda sobre as agências sinistradas, como a da Alemanha (será realocada para um prédio na Cohama, mas não fechada), Anil (será reaberta em pouco tempo), Araioses (terá um novo layout – decoração modelo BB 2.0), Dom Pedro (obras estão adiantadas) São Luiz Gonzaga (conclusão das obras em aproximadamente uma semana) e Humberto de Campos (previsão para maio), a Superintendência informou que estão sendo realizadas reformas e que o atendimento ao público será normalizado em breve.

No caso específico da agência de Buriti, o BB informou que a Defesa Civil emitiu laudo técnico atestando que a unidade pode continuar no mesmo local do sinistro, o que vai acelerar as obras e desafogar a agência de Brejo.

Questionado sobre a falta de funcionários e da existência de 189 cargos vagos, no Maranhão, principalmente para os postos de trabalho no interior do Estado, o Superintendente alegou que falta interesse do funcionalismo em se deslocar para as localidades mais distantes. Porém, ficou de analisar uma proposta de melhorar o incentivo aos bancários, garantindo a volta para seu local de origem ou a oferta de funções.

Em contraponto, o SEEB-MA afirmou que, além disso, o banco deveria realizar novo concurso público para o preenchimento de vagas e a consequente contratação de mais bancários, uma vez que a falta de pessoal é um problema real no BB, que tem contribuído para o aumento do assédio moral, da sobrecarga de trabalho, do acúmulo de funções e do adoecimento do funcionalismo.

Por falar em assédio moral, o banco afirmou que efetuou a demissão de dois gestores, com amplo histórico de práticas assediadoras, após apurar as denúncias feitas pelo Sindicato e constatar a gravidade das ações dos respectivos gerentes.

Além do superintendente do Banco do Brasil, Alisson Costa, participaram da reunião os dirigentes do SEEB-MA, Dielson Rodrigues, Eloy Natan, Edvaldo Castro e Rodolfo Costa. Vale ressaltar que novas reuniões devem ser agendadas em breve para acompanhar o andamento das reformas das agências e o preenchimento dos cargos vagos, no Maranhão. 

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!