Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no Twitter Siga-nos no Youtube

EM FOCO / PRIVATIZAÇÕES

Imprimir Notícia

Governo Bolsonaro quer privatizar todas as estatais até 2020

27/09/2019 às 10:27
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou, durante o 10º Fórum da Liberdade e Democracia, realizado em Belo Horizonte (MG), que o Governo Bolsonaro pretende fazer uma série de privatizações até 2020.

O responsável pelo desmonte das estatais brasileiras é o Secretário de Desestatização, Salim Mattar, que pretende entregar ao capital estrangeiro empresas nacionais altamente lucrativas, como o Banco do Brasil, a Caixa, o BNDES, a Petrobras e a Eletrobrás, colando em risco a soberania nacional.

Vale ressaltar que, somente no primeiro semestre de 2019, essas empresas lucraram R$ 60,7 bilhões, o que desfaz a falácia de que as estatais são deficitárias e ineficientes. Entretanto, mais importante do que os lucros, é a função social dessas empresas, como a Caixa, responsável por quase 100% da habitação popular no Brasil, além de financiar projetos esportivos, obras de saneamento básico, urbanização, dentre outras que ajudam a desenvolver as cidades e melhorar a vida de milhões de brasileiros.

Uma vez privatizada, a Caixa se voltará, exclusivamente, para a busca do lucro, deixando “órfãos” seus mais de 80 bilhões de clientes, a maioria de baixa renda, que dependem dos empréstimos e financiamentos com juros mais baixos.

Por sua vez, o Banco do Brasil também exerce uma função primordial para o desenvolvimento do país, financiando a agricultura familiar, que leva 80% dos alimentos à mesa dos brasileiros. Em resumo, se as empresas públicas forem privatizadas quem sofrerá as mais graves consequências será o povo.

Por isso, o SEEB-MA continua firme na luta contra as privatizações e a entrega do nosso patrimônio ao capital estrangeiro. Cidadão: diga não às privatizações! Em defesa das estatais: a luta continua! 

SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
E-mail: comunicacao@bancariosma.org.br
Telefones: (98) 3311-3500 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Sindicato em Ação: a luta continua!