Clique na foto para ampliá-la
O Itaú anunciou que pretende fechar 400 agências físicas até o fim de 2019. O objetivo do banco é reduzir os custos e maximizar os lucros, investindo cada vez mais na digitalização dos seus serviços.
Vale ressaltar que somente no primeiro semestre deste ano, o Itaú já encerrou as atividades de 212 agências no Brasil e no exterior. Além disso, o banco desligou 3,5 mil funcionários por meio de um Programa de Demissão Voluntária (PDV).
Para a diretora do SEEB-MA e empregada do Itaú, Gerlane Pimenta, essas medidas vão precarizar ainda mais o atendimento aos clientes e sobrecarregar os bancários, aumentando, assim, o assédio moral e o adoecimento da categoria.
"Com o lucro de mais de R$ 21 bilhões obtido de janeiro a setembro, o Itaú deveria - na verdade - contratar mais funcionários e abrir novas agências, ao invés de investir somente no atendimento digital. Afinal, no Maranhão e em diversos Estados do país, as pessoas mais pobres sequer tem acesso à internet, o que dificultará a utilização dos serviços bancários" - afirmou.
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!