Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no Twitter Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / CORONAVÍRUS

Imprimir Notícia

SEEB-MA completa 85 anos na defesa dos bancários

SEEB-MA tem tomado uma série de medidas na tentativa de resguardar a saúde dos bancários.

01/04/2020 às 14:46
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

O SEEB-MA completa 85 anos nesta quinta-feira, dia 2 de abril, em meio a um dos maiores desafios já enfrentados pela categoria bancária no Brasil: a pandemia do coronavírus.

Nesta data, o Sindicato parabeniza os bancários maranhenses por seu histórico de lutas e conquistas, marcado pela coragem, determinação, resiliência e capacidade de vencer as adversidades, bem como os ataques dos governos e dos banqueiros.

Desta vez, não será diferente. A categoria vai superar essa crise, com total apoio do Sindicato, que já tomou uma série de medidas e continua realizando ações para resguardar a saúde dos bancários e da população durante a pandemia.

Em respeito às orientações das autoridades públicas, o Sindicato tem lutado em várias frentes, a fim de fechar as agências bancárias, foco potencial de proliferação da Covid-19, denunciando, diariamente, a aglomeração de pessoas na porta dos bancos em diversas entrevistas para emissoras de rádio e de televisão. 

Além de matérias educativas voltadas para os clientes, orientando o não comparecimento aos bancos, devido ao perigo de contágio com o vírus, o SEEB-MA publicou em suas mídias campanhas para reforçar a necessidade do uso de máscaras, álcool em gel e luvas, dando, ainda, outras dicas de proteção.

Por meio de ofícios, encaminhados a todas as superintendências, o Sindicato cobrou de bancos públicos e privados a adoção das recomendações do Ministério da Saúde, como a limpeza e a higienização dos locais de trabalho, exigindo, ainda, a imediata suspensão do atendimento presencial nas agências bancárias, no Maranhão.

Incansável na defesa dos direitos dos seus associados, o SEEB-MA também enviou ofício ao Governador Flávio Dino, cobrando audiência com o Chefe do Executivo, bem como a expedição de um decreto determinando o fechamento de todos os estabelecimentos bancários no Estado.

De igual modo, o Sindicato buscou o auxílio da bancada federal, com o intuito de pressionar o Governo do Maranhão a se sensibilizar com a situação dos bancários, obtendo o apoio do deputado Bira do Pindaré, que solicitou posicionamento do Governador Flávio Dino em favor da categoria.

Sem resposta efetiva do Poder Executivo, mais preocupado com o lucro dos bancos do que com a vida das pessoas, o Sindicato ajuizou ação coletiva na Justiça do Trabalho, obtendo liminar que reduziu o atendimento em todas as agências bancárias do Maranhão para 4h por dia. Sem dúvida, uma grande vitória!

Porém, não o bastante para o SEEB-MA, que continua firme na luta, denunciando os abusos dos bancos, durante a pandemia, ao Ministério Público do Trabalho (MPT), como a cobrança abusiva de metas, o assédio moral aos trabalhadores que estão em home office, a falta de máscaras, álcool em gel e luvas nas unidades e postos de atendimento bancário, a falta de revezamento nos locais de trabalho, dentre outros.

“Em nome da Diretoria, gostaria de informar aos bancários maranhenses: vocês não estão sozinhos. Não mediremos esforços para resguardar a saúde da categoria e barrar o avanço da Covid-19 no Maranhão. Nesta data, em que o SEEB-MA completa 85 anos, reafirmamos esse compromisso. Contem conosco. Qualquer abuso, denuncie ao Sindicato” – afirmou o presidente do SEEB-MA, Eloy Natan. 

SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
E-mail: comunicacao@bancariosma.org.br
Telefones: (98) 3311-3500 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Sindicato em Ação: a luta continua!