Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no Twitter Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / CORONAVÍRUS

Imprimir Notícia

Itaú afronta Justiça e agências podem ser fechadas

Justiça do Trabalho deu 48h para o Itaú cumprir a decisão judicial favorável ao SEEB-MA.

01/04/2020 às 19:39
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

Em decisão favorável ao SEEB-MA, a Justiça do Trabalho determinou, no dia 23 de março, uma série de medidas a serem adotadas pelos os bancos no Maranhão, a fim de proteger os bancários e a população, além de barrar o avanço do coronavírus no Estado.

Embora não tenha ordenado o fechamento de todas as agências, como pleiteou o Sindicato, a Justiça mandou as instituições financeiras reduzirem o horário de funcionamento para 4h por dia; fornecerem luvas e álcool em gel; controlarem a entrada de clientes; liberarem os funcionários pertencentes a grupos de risco; promoverem o revezamento de empregados, além de atenderem apenas aos casos essenciais.

Lamentavelmente, porém, o Itaú descumpriu a ordem judicial, recusando-se, por exemplo, a disponibilizar álcool em gel para os clientes e usuários, além de expor a população a filas e aglomerações na porta das agências, aumentado o risco de proliferação da Covid-19.

Diante disso, o SEEB-MA denunciou o caso à Justiça e, nesta quarta-feira (01/04), o juiz do trabalho, Sergei Becker, intimou o Itaú a cumprir a decisão judicial em todas as suas agências bancárias no Maranhão, no prazo de 48h, sob pena de fechamento das unidades, suspensão integral do atendimento, além de multa de R$ 10 mil por agência que descumprir a liminar.

“É inadmissível que o maior banco privado do Brasil, por pura ganância, se recuse a fornecer materiais básicos para a proteção dos seus funcionários e clientes, ignorando, inclusive, decisões judiciais. O Itaú precisa ser duramente punido, talvez, assim, entenda que a vida das pessoas está acima de qualquer meta ou lucro” – criticou a diretora do SEEB-MA, Gerlane Pimenta.

Bancário (a): caso a sua agência não tenha álcool em gel, denuncie ao Sindicato. 

SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
E-mail: comunicacao@bancariosma.org.br
Telefones: (98) 3311-3500 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Sindicato em Ação: a luta continua!