Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / CORONAVÍRUS

Imprimir Notícia

Bancos devem manter medidas de proteção, decide TRT

TRT-MA ratificou a decisão liminar favorável ao SEEB-MA e obrigou bancos a protegerem os bancários.

03/04/2020 às 09:41
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

Vitória! O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) manteve a decisão judicial concedida em favor do SEEB-MA, que obrigou os bancos a adotarem diversas medidas para proteger funcionários e clientes do risco de contaminação pelo coronavírus no Maranhão.

Na oportunidade, o TRT-MA rechaçou praticamente todos os argumentos do Banco Safra – que tentou derrubar a liminar – e reforçou a necessidade de se manter as exigências determinadas na decisão de primeira instância, a fim de resguardar a saúde dos bancários e da população maranhense.

Dentre as medidas a serem mantidas pelos bancis, destacam-se: a redução do horário de funcionamento das agências para 4h por dia; a diminuição em 50% do número de empregados nas unidades; o rodízio de funcionários; o controle de acesso de clientes; o fornecimento de máscaras, luvas e álcool em gel, além do afastamento dos bancários de grupos de risco.

De acordo com a desembargadora federal do trabalho, Ilka Esdra Silva Araújo:

“[...] os bancos, cujas agências espalhadas pelo Maranhão costumam ser locais frequentados diariamente por um grande número de pessoas, não sendo raro presenciar cenas de grandes filas ou mesmo a lotação dos assentos disponibilizados aos usuários, [... são] terrenos férteis para a proliferação do coronavírus, potencializando os riscos de contaminação dos trabalhadores dessas instituições” – afirmou.

Por isso, prosseguiu a magistrada, “na atual conjuntura, a proteção da vida humana apresenta-se como finalidade maior a ser buscada [...]. E, nesse contexto, o juiz de primeiro grau [...] agiu com [...] sensatez, pois as medidas por ele determinadas, ao tempo em que resguardam a saúde e a vida dos funcionários, preservam as pessoas”. 

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!