Santander tem obrigado bancários a realizar visitas comerciais em meio à pandemia do coronavírus.
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Em ofício encaminhado nesta segunda-feira (13/04) ao Santander, o SEEB-MA cobrou o fim das visitas comerciais a clientes durante a pandemia do coronavírus. De acordo com denúncias, os bancários estão sendo obrigados a visitar clientes para vender produtos e serviços, colocando em risco a sua saúde para garantir o lucro do banco.
Vale ressaltar que o Santander se comprometeu durante negociação com a categoria, que iria suspender as visitas, a fim de proteger seus empregados e barrar o avanço da Covid-19 no Brasil. Porém, o banco descumpriu o compromisso e, para piorar, aumentou a cobrança abusiva por metas, além das ameaças veladas de demissão neste período.
Por determinação do Santander, o bancário que não consegue vender os produtos e serviços é obrigado a comprá-los com o dinheiro do próprio bolso para que os resultados do dia sejam alcançados. Segundo relatos, quem ousa se recusar, é vítima de assédio moral, ameaças e até mesmo de desligamento sumário.
Para o bancário do Santander e diretor do SEEB-MA, Marcelo Bastos, é inadmissível que o banco insista em priorizar o lucro em detrimento da vida e da segurança dos seus funcionários.
“Por isso, solicitamos a apuração dessas denúncias, a suspensão das visitas, da cobrança de metas, das ameaças e, acima de tudo, que o banco determine a adoção das medidas de prevenção ao coronavírus em suas agências” - afirmou.
Caso o Santander não se abstenha dessas práticas, o SEEB-MA já estuda as medidas jurídicas cabíveis para resolver a situação e proteger os bancários. Em caso de abuso, não perca tempo, denuncie ao Sindicato!
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