Sindicato cobra que aprovados no concurso da CEF, realizado em 2014, sejam convocados no Maranhão.
Clique na foto para ampliá-la
O Sindicato dos Bancários (SEEB-MA) vem, por meio desta, solicitar às Superintendentes Regionais da Caixa Econômica Federal, em São Luís e em Imperatriz, que atuem no sentido de convencer a Direção do Banco a convocar, com urgência, os aprovados no concurso público da CEF, realizado em 2014, para o polo do Maranhão.
Vale ressaltar que a Caixa já anunciou a convocação de mais 296 aprovados no referido certame, para as regiões Norte e Nordeste, com o objetivo de aliviar a sobrecarga de trabalho dos funcionários, os quais não têm condições de atender à grande demanda de pessoas que precisam receber o auxílio emergencial, cuja primeira parcela foi liberada pelo Governo Federal, instaurando um verdadeiro caos nas unidades do banco, contribuindo, assim, com a propagação da Covid-19 em todo o país.
Até o momento, as Superintendências não se manifestaram em apoio aos bancários maranhenses, que têm sofrido com o adoecimento, com o cansaço físico e mental, com jornadas extenuantes e, ainda, com insultos e agressões injustas de clientes e usuários dos serviços bancários.
Enquanto isso, a Direção do Banco já convocou 34 aprovados no Amapá e 18 no Ceará. Por sua vez, no Maranhão, onde o número de mortes e de casos confirmados da Covid-19 não param de crescer, apenas 13 aprovados foram chamados, número completamente insuficiente.
Para o SEEB-MA, é imprescindível que Vossas Senhorias cobrem a contratação de mais bancários para o Maranhão, diante das filas, da superlotação, da sobrecarga de trabalho, das ameaças, das agressões e da desordem que se instalaram nas agências da Capital e do interior do Estado, fato público e notório comprovado, inclusive, pela imprensa nacional.
Se as Superintendências não demonstrarem à Direção da Caixa a real necessidade das unidades locais, bem como a necessidade urgente de contratação de mais bancários, essas 231 vagas restantes serão distribuídas para outros Estados, alguns, inclusive, com situações menos caóticas que a do Maranhão.
Nesse sentido, o SEEB-MA, em conjunto com os aprovados no concurso de 2014, solicitam que Vossas Senhorias intercedam e solicitem a convocação de uma quantidade razoável de concursados para o Estado, a fim de desafogar as agências da Grande São Luís e do interior.
Ora, se a Caixa convocou um número de pessoas considerável para o Ceará, é plenamente viável que o mesmo ocorra no Maranhão, desde que as Superintendências Regionais, com o total apoio do SEEB-MA, demonstrem a grave crise local por qual passa o banco e seus empregados, com agências superlotadas, filas quilométricas, autuações e multas constantes pelo Procon devido às aglomerações, alto índice de infecções por Covid-19, dentre outras mazelas que assolam a Caixa e seu funcionalismo, no Maranhão.
Em tempo, é preciso lembrar que essa situação será agravada em breve, assim que a segunda etapa de pagamentos do auxílio emergencial for liberada.
Por isso, o SEEB-MA solicita o apoio dessas Superintendências, de modo que as convocações não sejam centralizadas em outros Estados e, sobretudo, para que as vidas dos bancários maranhenses também possam ser poupadas. Superintendentes, fica aqui o nosso apelo. Façam a diferença e lutem conosco para garantir mais vagas para todas as cidades do Maranhão.
Todos contam com vocês: ajudem a salvar vidas.
16/07/2020 - Itaú faz propostas vergonhosas a grupos de risco
14/05/2020 - Bancos não agem para prevenir propagação da Covid-19
08/05/2020 - VITÓRIA! Bancos terão que fazer testes em bancários
07/05/2020 - SEEB-MA pleiteia adicional para bancários na Justiça
© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!