Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / CAMPANHA SALARIAL - MP 936/2020

Imprimir Notícia

Luta pela ultratividade e contra os ataques de Bolsonaro!

Devido à pandemia, o mais sensato é prorrogar os acordos coletivos e lutar contra os ataques do Governo.

17/07/2020 às 10:58
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários de todo o país tem validade somente até o dia 31 de agosto de 2020. Neste momento em que o Brasil enfrenta o pico da pandemia do coronavírus, ultrapassando 75 mil mortes, sem qualquer remédio ou vacina comprovadamente eficaz, o mais sensato é prorrogar os acordos coletivos pelo menos até o fim do ano.

Contudo, o presidente Bolsonaro vetou o artigo da Medida Provisória 936, que garantia a ultratividade, isto é, a prorrogação de todos os acordos e convenções coletivas vencidas ou a vencer durante a pandemia até que fosse possível realizar novas negociações com os patrões.

Para se ter ideia, estão prestes a expirar os acordos dos metroviários de São Paulo, dos trabalhadores dos Correios e dos bancários.

Diante disso, para o SEEB-MA, a luta pela derrubada desse veto do presidente, no Congresso Nacional, deve ser prioridade, assim como a rejeição de qualquer acordo que vise à redução de direitos. No caso dos bancários, é preciso recusar, por exemplo, propostas que instituam o banco de horas negativo e a redução de salários.

Nesta Campanha Salarial, a categoria deve cobrar, também, que os bancos arquem com os custos do teletrabalho, suspendam a cobrança de metas e parem com as demissões. Lamentavelmente, porém, a Contraf-CUT e a Contec estão fazendo o jogo dos banqueiros, aceitando caladas e sem qualquer mobilização todos esses ataques do Governo e dos patrões.

“Parece que as confederações estão conformadas, pois vão manter a taxa negocial e as liberações inalteradas por mais 2 anos. Não podemos permitir que isso ocorra” – afirmou a diretora do SEEB-MA, Gerlane Pimenta.

Por isso, é indispensável a unidade e a ação de todos os setores contrários à direção da Contraf e da Contec para garantir que haja luta pela base, democracia na condução da Campanha Salarial e, sobretudo, mobilização contra os ataques dos banqueiros e do Governo Federal.

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!