Siga-nos no Threads Siga-nos no TikTok Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no X Siga-nos no Youtube

DESTAQUE / CAIXA ECONÔMICA

Imprimir Notícia

SEEB cobra e CEF toma medidas em favor de bancários

SEEB cobrou condições dignas de trabalho, segurança e medidas para minimizar os efeitos da pandemia.

19/03/2021 às 09:59
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

Representantes do SEEB-MA e da Superintendência Regional da Caixa (SR) participaram na quarta-feira (17/03) de uma reunião híbrida (remota e presencial), no Zoom e na sede da SR, em Imperatriz.

Na ocasião, o banco respondeu a uma série de questionamentos feitos pelo Sindicato, que – via ofício – havia cobrado providências para garantir condições dignas de trabalho, segurança e, sobretudo, para minimizar os efeitos perversos da pandemia do coronavírus, cujas novas variantes têm contaminado e ceifado a vida de funcionários e colaboradores da Caixa, no Maranhão.

Quanto à contratação de mais bancários, a SR informou que já providenciou novos funcionários para as agências em situação mais crítica, como as de Estreito, São João dos Patos, Presidente Dutra, Caxias e Rio Grajaú, e que a situação de outras unidades ainda está sendo avaliada. Sobre a necessidade de contratar, também, mais vigilantes para a segurança das agências, a Caixa informou que essa medida já foi tomada nas unidades Caxias, Sul Maranhense, Rio Tocantins, Rio Grajaú, Estreito, Balsas e Presidente Dutra.

De igual modo, a SR afirmou já ter solicitado a aquisição de tendas para as agências Imperatriz e Açailândia, a fim de assegurar mais conforto aos clientes e usuários que esperam fora dos bancos, bem como aos bancários e bombeiros que organizam essas pessoas nas filas, até como reconhecimento à contribuição do SEEB-MA, que conseguiu junto ao Governo do Estado, militares para auxiliar no controle das filas em alguns municípios.

Em relação ao atendimento presencial, os representantes do banco garantiram que somente os serviços essenciais estão sendo executados presencialmente, enquanto os demais deverão ser feitos via internet banking, aplicativos ou outros meios digitais.Além disso, caso a pandemia se agrave ainda mais, a Caixa se comprometeu a rever as metas do programa “Conquiste”, em atenção à saúde física e psicológica dos bancários.

Questionada sobre o descumprimento do protocolo Covid-19 nas agências da CEF, na Regional Imperatriz, a SR alegou que está exigindo dos gerentes a observância irrestrita das medidas sanitárias de prevenção contra o coronavírus, a fim de evitar o avanço da doença no Estado, recomendando, inclusive, que os gestores realizem rodas de diálogo sobre o tema com os demais funcionários das agências.

A Superintendência informou, ainda, que fez um levantamento e já providenciou itens de proteção e higiene – como máscaras de pano de tripla camada, álcool em gel, “face Shields” e divisórias entre os caixas executivos e os clientes – para as unidades que não possuíam ou cujos itens haviam, por algum motivo, sido retirados. Segundo a SR, houve, ainda, reforço na higienização dos pisos, mesas, corrimãos e outros itens das agências.

Ainda sobre o descumprimento do protocolo Covid-19 no banco, os representantes da Caixa ressaltaram que têm atuado de forma célere nos casos de contaminação, a exemplo do que ocorreu na unidade Açailândia, onde houve o afastamento imediato dos bancários que testaram positivo para a Covid-19, assim como das pessoas que com eles tiveram contato, pelos prazos próprios de cada caso, que variam de 72h a 14 dias, segundo a Fiocruz.

Por fim, a SR recomendou aos gestores que acionem o protocolo de segurança, assim que tomarem ciência de casos suspeitos de infecção por coronavírus nas dependências das agências.

“Apesar dessas ações da SR, que denotam alguns avanços, o SEEB-MA enfatiza que, diante da opção política da Caixa de manter as agências funcionando, especialmente para o pagamento do novo ciclo do auxílio emergencial, e diante do aumento da contaminação e do número de mortes de bancários pela Covid-19, é imperioso que a SR envide mais esforços junto à Matriz do banco, com o intuito de garantir a vacinação prioritária para os funcionários, além da contratação de mais concursados, cumprindo, ainda, as medidas sanitárias de combate à Covid nas dependências da CEF em toda a Região Tocantina” – cobrou o diretor do Sindicato, Cássio Valdenor.

Além de Cássio, participaram da reunião, os dirigentes do SEEB-MA, Eloy Natan, João Siguinez e Francisco Sousa, bem como a senhora Cleymone e o senhor Jhonatan, representando a Caixa Econômica Federal. 

SAÚDE - CAT
ÁREA DO CLIENTE
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
Secretaria: (98) 98477-8001 / 3311-3513
Jurídico: (98) 98477-5789 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Trabalho, Resistência e Luta: por nenhum direito a menos!