Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no Twitter Siga-nos no Youtube

PLANTÃO / CORONAVÍRUS

Imprimir Notícia

SEEB ajuíza ação para que bancos não abram no feriado

Objetivo é diminuir a circulação de pessoas e barrar o avanço do coronavírus no Maranhão.

25/03/2021 às 10:00
Ascom/SEEB-MA
A+
A-

Clique na foto para ampliá-la

O SEEB-MA protocolou ação judicial, com pedido de liminar, para que os bancos não funcionem nesta sexta-feira (26/03) em todo o Estado, em observância ao Decreto Estadual que antecipou o feriado de Adesão do Maranhão à Independência do Brasil do dia 28 de julho para o dia 26 de março.

O objetivo é diminuir a circulação de pessoas, barrar o avanço do coronavírus e, como consequência, reduzir o número de mortes por Covid-19, que nos últimos dias ceifou a vida de centenas de maranhenses, incluindo a de vários bancários.

Antes de acionar a Justiça, o SEEB-MA buscou o diálogo com os bancos, mas apenas Caixa e Itaú concordaram em não abrir no feriado antecipado, já Banco do Brasil, Santander e Bradesco terão expediente, colocando em risco a vida dos bancários e dos clientes nesta fase crítica da pandemia.

“O não fechamento de todas as agências bancárias no Maranhão vai gerar grandes aglomerações nos bancos, que insistem em manter as suas unidades abertas neste feriado, contrariando o Decreto Estadual. Isso é um absurdo, um ato genocida, que vai propiciar a proliferação do coronavírus e a infecção de milhares de maranhenses, ocasionando, como consequência, mais mortes em nosso Estado. Não vamos admitir isso” – afirmou o diretor do SEEB-MA, Dielson Rodrigues.

Para o dirigente sindical, essa atitude irresponsável do BB e de alguns bancos privados só comprova a hipocrisia e a falta de compromisso dos banqueiros e do Governo Federal com a categoria e com a população.

“Na semana passada, a Febraban lançou uma carta aberta defendendo um lockdown nacional na grande mídia, porém, indo de encontro à vida, a maioria dos bancos que compõem a referida Federação estão obrigando os bancários a trabalharem em pleno lockdown, no Maranhão. Enfim, não passam de hipócritas. De igual modo, o presidente Bolsonaro poderia determinar o fechamento das agências do BB, mas não o fez, o que só evidencia que para os banqueiros e para o Governo, o lucro está acima da vida das pessoas, atitude digna de todo o repúdio. Esperamos que a justiça seja feita, com a procedência da nossa ação” – complementou.

Caso a liminar seja indeferida ou não concedida em tempo hábil, o SEEB-MA orienta todos os bancários a não irem para o trabalho nesta sexta-feira (26/03), tendo em vista que é feriado e os bancos não poderão colocar falta em seus funcionários.

“Pelo fechamento de todos os bancos neste feriado, em defesa da vida e da saúde dos bancários e da população e pela vacinação prioritária da categoria: vamos à luta! Bancário (a): fique em casa” - finalizou Dielson. 

ELEIÇÕES
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
E-mail: comunicacao@bancariosma.org.br
Telefones: (98) 3311-3500 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Sindicato em Ação: a luta continua!