Fale conosco pelo WhatsApp Siga-nos no Facebook Siga-nos no Instagram Siga-nos no Twitter Siga-nos no Youtube

PLANTÃO / NOTA DE ESCLARECIMENTO

Imprimir Notícia

Nota de esclarecimento aos bancários sobre fake news publicada em blog

SEEB-MA repudia as mentiras proferidas contra esta respeitada Entidade Sindical em post publicado no blog do Edgar Ribeiro.

27/04/2021 às 13:05
Diretoria do SEEB-MA
A+
A-

O Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA) repudia, com veemência, as mentiras proferidas contra esta respeitada Entidade Sindical em post publicado, no domingo (25/04/2021), no site do blogueiro Edgar Ribeiro.

A história nos ensina que, em tempos de disputas eleitorais, notícias falsas são muito divulgadas. As eleições gerais de 2018, por exemplo, foram marcadas por fake news e pela atuação de gabinetes do ódio, utilizados para inventar e disseminar inverdades sobre adversários.

Não é surpresa, pois, que os inverídicos e irresponsáveis ataques contra o SEEB-MA ocorram a menos de um mês das eleições que decidirão quem comandará o Sindicato no triênio 2021/2024 e, ao que tudo indica, foram plantados pela oposição e por novos aliados ocasionais.

Tais mentiras não passam de mera tentativa de macular a imagem ilibada da atual gestão do Sindicato, cujas marcas são a transparência, o trabalho, a moralidade, a resistência e a luta em favor dos bancários maranhenses, pautando-se, sempre, nos preceitos legais e estatutários.

Como é sabido, porém, a política suscita paixões e, talvez, alguns colegas que ficaram de fora da Chapa 1, que tem como pilar a renovação da direção a cada 3 anos, tenham se sentido magoados por uma suposta preterição em relação aos novos candidatos indicados pelo grupo.

Entretanto, tal mágoa não justifica que os descontentes inventem que o SEEB-MA “esconde dados de prestações de contas” ou que “utiliza recursos para lotear indicações” ou, ainda, que faz “obra superfaturada” na tentativa de – quem sabe – vingar o seu ego ferido.

Essas vagas acusações são mentiras deslavadas, cujos responsáveis por inventá-las e divulgá-las responderão cível e penalmente, com os rigores da lei. Afinal, ao acusador cabe o ônus da prova e acusar falsamente é crime, devendo pois, ser punido exemplarmente.

Ademais, causa estranheza que o blogueiro Edgar Ribeiro, desconhecido e alheio aos assuntos relacionados aos bancários, surja – agora – como um profundo conhecedor da categoria e de sua representação, fazendo denúncias graves, vazias e sem provas contra o Sindicato.

Ao publicar informações inverídicas como essas, sem realizar a devida checagem dos fatos e, sobretudo, sem abrir espaço para que a Diretoria do SEEB-MA desse a sua versão dos fatos, o blogueiro cerceou o direito de defesa do Sindicato e extrapolou os ditames legais.

Atitudes como essa, do referido blogueiro, que desrespeitam os pilares básicos do jornalismo, demonstram – de plano – a sua parcialidade, bem como a sua falta de credibilidade, características típicas de quem publica textos ditados, movido, sabe-se lá, por quais interesses.

O SEEB-MA reafirma que – em defesa da honra de seus diretores e da boa imagem do Sindicato – acionará todos os envolvidos na elaboração e divulgação dessa irresponsável e inverídica nota e, em juízo, serão desmascarados e cairão em descrédito com toda a categoria.

Não serão fake news como essa, que tirarão desses homens e mulheres, que dirigem o SEEB-MA, o desejo de continuar lutando, com toda dedicação por essa categoria, rumo a novas conquistas, por nenhum direito a menos.

A DIRETORIA.

ELEIÇÕES
SOBRE

Sindicato dos Bancários do Maranhão - SEEB/MA
Rua do Sol, 413/417, Centro – São Luís (MA)
E-mail: comunicacao@bancariosma.org.br
Telefones: (98) 3311-3500 / 3311-3516
CNPJ: 06.299.549/0001-05
CEP: 65020-590

MENU RÁPIDO

© SEEB-MA. Sindicato dos Bancários do Maranhão. Gestão Sindicato em Ação: a luta continua!